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Avaliação objetiva da audição em pacientes com dislexia e distúrbio de aprendizagem da cidade de Marília-SP e região

Processo: 11/17967-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Ana Claudia Figueiredo Frizzo
Beneficiário:Ana Cláudia Bianco Gução
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/00484-2 - Avaliação objetiva da audição em pacientes com dislexia e distúrbios de aprendizagem da cidade de Marília-SP e região, AP.R
Assunto(s):Audiologia   Potenciais evocados auditivos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Potenciais evocados auditivos | respostas evocadas auditivas | Audiologia

Resumo

Informações atuais da literatura identificam os Potenciais Evocados Auditivos(PEA) como instrumento diagnóstico promissor, foco da avaliação funcional e objetiva dosistema auditivo, que investiga o caminho do som da orelha até o córtex auditivo e tem aportesignificativo na caracterização dos transtornos escolares (PURDY, KELLY, DAVIES, 2002;ANDREADIS et al., 2009). O presente estudo tem como objetivo estudar os componentes dospotenciais evocados auditivos de curta média e longa latência e comparar os dados dosachados destas medidas em crianças com dislexia, distúrbios de aprendizagem e crianças semproblemas de aprendizagem. O estudo realizado será de corte transversal e delineamentoquantitativo e qualitativo, do tipo descritivo e exploratório e experimental. Serão avaliadas 45crianças, 15 com diagnóstico de distúrbio de aprendizagem, 15 disléxicos e 15 sem problemasde aprendizagem com idade acima de 08 anos, atendidas e triadas no Laboratório deInvestigação dos Desvios da Aprendizagem do Departamento de Fonoaudiologia daFFC/UNESP. Procedimento de pesquisa: exame de potencial evocado auditivo de curta,média e longa latência. O estudo aplicará uma bateria de testes objetivos que avaliem aaudição para uma melhor caracterização dos distúrbios de aprendizagem e auxiliar nadefinição de critérios de diagnóstico.

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