Busca avançada
Ano de início
Entree

A integrabilidade quântica em modelos contínuos e o cálculo de amplitudes de espalhamento

Processo: 11/20242-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Diego Trancanelli
Beneficiário:Gabriel Weber Martins
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Teoria das cordas   Teoria de Gauge   Correspondência AdS/CFT   Integrabilidade quântica   Quantização (física)

Resumo

Pretendemos estudar a integrabilidade quântica de modelos contínuos, envolvendo a investigação do processo de regularização necessário para lidar com as singularidades de suas álgebras operatoriais e a conseqüente construção dos espaços de Hilbert físicos. Planejamos abordar esses problemas nos modelos su(2) de Landau- Lifshitz e de Alday-Arutyunov-Frolov, que surgem de subsetores da teoria de supercordas em AdS5 × S5 e proporcionam exemplos representativos das dificuldades associadas a sua quantização. A quantização da teoria de supercordas em AdS5 × S5 é um passo fundamental no contexto da correspondência AdS/CFT, tanto para seu melhor entendimento, quanto para a sua demonstração.Gostaríamos também de abordar os novos e eficientes métodos que surgiram recentemente para o cálculo de amplitudes em teorias de calibre, cujo estudo tem atraído bastante atenção não somente do ponto de vista teórico como também fenomenológico. A relação de tais métodos com a teoria de cordas, a teoria dos sistemas integráveis e a geometria algébrica é intrigante e merece ser devidamente explorada. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MELIKYAN, A.; WEBER, G. Integrable theories and generalized graded Maillet algebras. Journal of Physics A-Mathematical and Theoretical, v. 47, n. 6 FEB 14 2014. Citações Web of Science: 4.
MELIKYAN, A.; WEBER, G. The r-matrix of the Alday-Arutyunov-Frolov model. Journal of High Energy Physics, n. 11 NOV 2012. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.