Busca avançada
Ano de início
Entree

Envolvimento do sistema serotoninérgico e da neurogênese hipocampal nos efeitos do tipo antidepressivo causados por antagonistas de receptores da nociceptina

Processo: 11/20381-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Norberto Cysne Coimbra
Beneficiário:Andre Twardowschy
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Serotonina   Psicofarmacologia   Depressão   Neurogênese   Hipocampo

Resumo

Recentes estudos empregando modelos animais de depressão sugerem um importante papel do peptídeo nociceptina e de seu receptor (NOP) na modulação desse transtorno de humor. Vários trabalhos já demonstraram que as projeções serotoninérgicas do núcleo mediano da rafe para o hipocampo dorsal (HIPd) estão intimamente relacionadas com o desamparo aprendido em animais e com a depressão em humanos. Recentes estudos demonstraram que a regulação da neurogênese no sistema nervoso central, especialmente no hipocampo, está relacionada com a fisiopatologia dos transtornos de humor. Além disso, foi observado que microinjeção de antagonista do receptor NOP no HIPd produziu efeitos do tipo antidepressivo em dois modelos animais de depressão. Baseado nesses recentes achados, o presente trabalho tem por objetivo verificar a participação serotoninérgica no hipocampo dorsal e núcleo mediano da rafe, bem como na via de interação entre esses núcleos, no mecanismo de ação dos efeitos do tipo antidepressivos de um antagonista do receptor NOP (J-113397), no modelo animal do nado forçado modificado, assim como verificar a alteração do nível de monoaminas nesses núcleos encefálicos em resposta a microinjeções de J-113397. E tendo-se em conta o envolvimento da neurogênese hipocampal nas respostas dos antidepressivos, será verificado se o tratamento crônico com J-113397 promove essas mudanças celulares.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE FREITAS, RENATO LEONARDO; BOLOGNESI, LUANA IACOVELO; TWARDOWSCHY, ANDRE; AGUIAR CORREA, FERNANDO MORGAN; SIBSON, NICOLA R.; COIMBRA, NORBERTO CYSNE. Neuroanatomical and neuropharmacological approaches to postictal antinociception-related prosencephalic neurons: the role of muscarinic and nicotinic cholinergic receptors. BRAIN AND BEHAVIOR, v. 3, n. 3, p. 286-301, MAY 2013. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.