Busca avançada
Ano de início
Entree

Estabelecimento de protocolo para controlar a manifestação de bactérias endofíticas no processo de multiplicação in vitro de eucalipto

Processo: 11/15861-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Marcilio de Almeida
Beneficiário:Gabriela Ferraz Leone
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Morfogênese   Micro-organismos endofíticos   Cultura de tecidos

Resumo

Um dos maiores problemas encontrado durante os processos de micropropagação de plantas é a contaminação dos meios de cultura resultantes de desinfestações inadequadas, normalmente observadas em até 15 dias após a inoculação dos explantes. A remoção da microbiota epifítica é imprescindível para que se obtenham propágulos sadios. Todavia, é bastante comum o aparecimento de microrganismos após o estabelecimento dos propágulos, ocasionando o descarte de inúmeros indivíduos de alto valor comercial. Entretanto, pode-se considerar que as manifestações sejam caracterizadas como respostas, da microbiota endofítica que coloniza ativamente os tecidos vegetais, a possíveis estresses físicos ou nutricionais que envolvem o ambiente in vitro. Advertindo que essa presença ocorre em decorrência da sucessão de espécies bacterianas, que permanecem nos explantes usados como fonte de multiplicação clonal. Uma medida ideal para o controle da manifestação bacteriana in vitro, como tentativa de manter o material em desenvolvimento, é aplicar tratamentos com antibióticos no meio de cultivo. Neste contexto, o objetivo principal desse projeto é estabelecer protocolos eficientes para o controle químico da manifestação de bactérias endofíticas nos processos de micropropagação de eucalipto, por meio de ensaios de antibioticoterapia, além de verificar eventuais diferenças entre os nichos de colonização das fontes de explantes (megaestaca da copa e anelamento da base), por técnicas histológicas e moleculares (DGGE).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEONE, GABRIELA FERRAZ; MAIA ANDRADE, PEDRO AVELINO; DE ALMEIDA, CAROLINA VIEIRA; DE ALMEIDA, CRISTINA VIEIRA; ANDREOTE, FERNANDO DINI; DE ALMEIDA, MARCILIO. Use of antibiotics to control endophytic bacterial growth migration onto culture medium in Eucalyptus cloeziana F.Muell.: a micropropagation approach. IN VITRO CELLULAR & DEVELOPMENTAL BIOLOGY-PLANT, v. 55, n. 4, p. 421-432, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEONE, Gabriela Ferraz. Estabelecimento de protocolo para controlar a manifestação de bactérias endofíticas no processo de multiplicação in vitro de eucalipto. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.