Busca avançada
Ano de início
Entree

Gaveta de notícias, tipos da cultura jurídica: direito e escravidão nas páginas da Gazeta de Notícias e crônicas Bons dias! de Machado de Assis (abril e maio de 1888)

Processo: 11/16365-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Direito - Teoria do Direito
Pesquisador responsável:Juliano Souza Albuquerque Maranhão
Beneficiário:Luiz Gustavo Vieira Santos
Instituição Sede: Faculdade de Direito (FD). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História do direito   Jornais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abolicao | Crônicas | cultura jurídica | jornais | Machado de Assis | História do Direito

Resumo

A partir da análise de diferentes discursos, que se alimentam, criando uma circularidade polifônica, tem-se a conformação de uma determinada cultura, a qual pode ser exposta em diferentes textos e suportes ou por meio de uma única narrativa detentora de toda essa pluralidade. Essa abordagem é possível também quando se trata da cultura jurídica, pois o discurso jurídico não é conjunto semântico exclusivo dos bacharéis, não se limita ao corpo institucional proveniente das academias de direito, ao contrário, permeia a sociedade de forma abrangente, exprime-se por meio de diferentes falas, demonstra e fomenta os embates de seus interlocutores. Essa interação é uma das formas viáveis de se construir a história, sobretudo, a história de um pensamento, no caso, jurídico e, assim, revelar a cultura jurídica de um recorte espaço-temporal.Para a investigação discursiva que se propõe, e conseqüente culminação no feitio da cultura jurídica de uma época, elege-se o final do século XIX, do qual se extraí a questão abolicionista, sobretudo exposta pela análise do conjunto das nove primeiras crônicas da série Bons Dias!, de Machado de Assis, publicadas em abril e maio de 1888, e do periódico em que se insere, o jornal Gazeta de Notícias. A ampla cultura jurídica abolicionista é, enfim, perquirida por meio da verificação da interação entre falas múltiplas existentes tanto nas crônicas, quanto no suporte em que se inserem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)