Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação das atividades fagocitária e candidacida de mastócitos: participação de TOLL-like 2 e dectina-1, e da sinalização via NF-kappaB.

Processo: 11/16838-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Vanessa Soares Lara
Beneficiário:Karen Henriette Pinke
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Mastócitos   Receptor 2 toll-like   Fagocitose   Imunopatologia   Candida albicans
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cândida Albicans | Dectina-1 | fagocitose | Mastócitos | Tlr2 | Imunopatologia

Resumo

Os receptores de reconhecimento de padrões da imunidade inata são importantes aliados na defesa contra patógenos por reconhecerem estruturas conservadas nos microrganismos e desencadearem vias de sinalização, como NF-ºB. Esta via pode ser desencadeada pela ligação dos receptores TLR2 e dectina-1 aos seus ligantes, como a fosfolipomanana e os ²-glucanos encontrados na parede celular de Candida albicans (C. albicans), um fungo comum nas mucosas do trato gastrointestinal, incluindo cavidade bucal, que pode ocasionar candidose local ou invasiva, principalmente em estados de imunossupressão. Os mastócitos possuem estes receptores em sua membrana celular e residem nas interfaces com ambiente podendo constituir umas das primeiras linhas de defesa contra este fungo. Seus mecanismos imunes incluem síntese e secreção de mediadores, apresentação de antígenos, bem como atividades fagocitárias e microbicidas. Todos estes mecanismos de defesa podem ser desencadeados de forma independente ou cooperativa entre os receptores TLR2 e dectina-1. Deste modo, pretendemos avaliar in vitro a ocorrência de fagocitose, a geração de ROS e de RNS, a expressão dos receptores TLR2 e dectina-1 e do fator de transcrição NF-ºB pelos mastócitos desafiados ou não com C. albicans. Pretendemos avaliar ainda a participação do TLR2 e dectina-1 nesses eventos. Para isto, serão desafiados por C. albicans mastócitos diferenciados da medula óssea de camundongos selvagens ou TLR2-/-, bloqueados ou não com anticorpos específicos anti-dectina-1 e os eventos analisados por microscopia confocal, métodos de Griess, DCFH-DA, MCLA e DAF-2-DA, citometria de fluxo e ensaio para fator de transcrição nuclear. A expressão dos resultados e os testes estatísticos serão aplicados de acordo com a presença ou não de normalidade nas avaliações (p<0.05).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINKE, KAREN HENRIETTE; DE LIMA, HELITON GUSTAVO; CUNHA, FERNANDO QUEIROZ; LARA, VANESSA SOARES. Mast cells phagocyte Candida albicans and produce nitric oxide by mechanisms involving TLR2 and Dectin-1. Immunobiology, v. 221, n. 2, p. 220-227, . (10/18779-6, 09/14152-1, 11/16838-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINKE, Karen Henriette. Participação dos mastócitos e seus receptores TLR2 e dectina-1 na defesa contra Candida albicans: fagocitose e produção/liberação de óxido nítrico e de peróxido de hidrogênio. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.