Busca avançada
Ano de início
Entree

Complexos de vanádio (+IV e +V) e rênio (+V) com ligantes bioativos: síntese, caracterização e estudo biológico visando a obtenção de potenciais agentes anti-Mycobacterium tuberculosis e antiparasitários

Processo: 11/16160-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Victor Marcelo Deflon
Beneficiário:Murilo César Carroccia
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Doença de Chagas   Tiossemicarbazonas   Tuberculose   Leishmaniose   Hidrazonas   Complexos de vanádio

Resumo

A utilização de compostos inorgânicos no tratamento de doenças contagiosas e parasitárias vem se tornando cada vez mais comum, visto que os microorganismos causadores desses tipos de enfermidades desenvolvem resistência aos tratamentos tradicionais, que utilizam geralmente princípios ativos derivados de compostos orgânicos, como a isoniazida, no tratamento de tuberculose.Os complexos de rênio e vanádio possuem propriedades biológicas conhecidas em literatura. No entanto, o potencial biológico dos complexos com esses metais contra bactérias e parasitas responsáveis por uma série de doenças ainda é pouco explorado.Este projeto tem como objetivo a síntese e caracterização de ligantes das classes dos ditiocarbazatos, tiossemicarbazonas e hidrazonas de potencial biológico e estudar a complexação desses ligantes e de um ligante piridinona, previamente sintetizado em laboratório, com vanádio e rênio. Os complexos obtidos serão caracterizados e, à partir da determinação da estrutura molecular, a atividade biológica anti-Mycobacterium tuberculosis, anti-Trypanosoma cruzi e anti-Leishmania dos mesmos será avaliada. Espera-se a obtenção de compostos de baixa toxicidade e que apresentem alta atividade biológica contra a bactéria e os parasitas descritos acima. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARROCCIA, Murilo César. Complexos de oxovanádio(V) com ligantes hidrazonas bioativos: síntese, caracterização estrutural e estudo da potencial atividade tripanocida. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.