Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação de áreas especiais de preservação em uma zona de Recarga do Sistema Aquífero Guarani, no município de Ribeirão Preto (SP)

Processo: 11/21208-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Marcelo Marini Pereira de Souza
Beneficiário:Guilherme Augusto Carminato Bircol
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Gestão ambiental   Política ambiental   Conservação dos recursos naturais   Áreas de conservação   Recarga de aquíferos   Sistema de informação geográfica (SIG)   Ribeirão Preto (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Espaços Especialmente Protegido | Instrumentos de Política Ambiental | sistemas de informação geográfica | Gestão Ambiental

Resumo

Os sistemas de águas subterrâneas são importantes componentes do Ciclo Hidrológico, responsáveis pelo abastecimento de corpos d'água e nascentes. De todas as reservas de água doce mundial, quase a totalidade (98%) é oriunda de aquíferos. O Brasil, por exemplo, possui grandes reservas de água subterrânea, incluindo os 70% do Sistema Aquífero Guarani (SAG), reconhecidamente uma das maiores reservas de água doce subterrânea do mundo. Ribeirão Preto, município totalmente abastecido pelo SAG, possui parte de sua área - a zona leste da cidade, dentro da região de recarga deste sistema, fato que gera conflitos de gestão, principalmente quanto ao tipo de uso e ocupação de solo. A fim de proteger este manancial, a zona leste é definida como Zona de Uso Especial (ZUE), de caráter mais restritivo, o que agrava ainda mais a situação. As áreas especialmente protegidas definidas pelo Código Florestal - Área de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL), ajudariam a proteger essa área de recarga, mas são frequentemente preteridas pelos proprietários de terras. Haja vista a situação em que essa zona de recarga do SAG se encontra, e visando a proteção deste manancial, o presente trabalho pretende realizar um estudo de localização para alocação de RLs, fazendo uso de imagens de sensoriamento remoto e sistema de informação geográfica aplicados à ecologia da paisagem, a partir da metodologia proposta por Ranieri (2004). Assim, pretende-se gerar cenários prioritários para a manutenção e conservação de vegetação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARMINATO BIRCOL, GUILHERME AUGUSTO; DE SOUZA, MARCELO PEREIRA; FONTES, AURELIO TEODORO; CHIARELLO, ADRIANO GARCIA; LIMA RANIERI, VICTOR EDUARDO. Planning by the rules: A fair chance for the environment in a land-use conflict area. LAND USE POLICY, v. 76, p. 103-112, . (11/21208-3)