Busca avançada
Ano de início
Entree

Seleção e identificação de leveduras para biocontrole de patógenos de pós-colheita em citros

Processo: 11/13874-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2012
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Katia Cristina Kupper
Beneficiário:Tatiane da Cunha
Instituição Sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Controle biológico   Penicillium digitatum   Biologia molecular   Saccharomyces
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biologia molecular | Controle Biológico | Endomyces geotrichum | Penicillium digitatum | Penicillium italicum | saccharomyces | Controle Biológico

Resumo

Dada à importância econômica e social que a citricultura representa para o país, e em particular, para o Estado de São Paulo, as plantas cítricas podem ser afetadas por vários agentes fitopatogênicos que, agindo isoladamente ou em conjunto, sob condições favoráveis podem tornar-se limitantes à produção em várias regiões produtoras. Dentre tais agentes fitopatogênicos destacam-se Penicillium digitatum, P. italicum e Endomyces geotrichum (anamorfo Geotrichum candidum), responsáveis por doenças que ocorrem na pós-colheita dos citros. O método mais efetivo de controle destas doenças é por meio do controle químico, porém, alternativas de controle são necessárias, de forma a diminuir os riscos ambientais e à saúde humana em decorrência do uso indiscriminado de fungicidas. Dentre os métodos alternativos, o controle biológico tem emergido como um dos mais promissores para controle de doenças. Sendo assim, esse projeto de pesquisa tem por objetivos: (i) Isolar e selecionar leveduras de folhas, flores e frutos de citros, com potencial de aplicação como agentes de controle biológico de patógenos que ocorrem na pós-colheita; (ii) Identificar as leveduras que apresentarem antagonismo in vitro aos fitopatógenos; (iii) Avaliar in vivo o controle dos fungos P. digitatum, P. italicum e E. geotrichum em citros, utilizando os isolados de levedura que apresentaram os melhores resultados de antagonismo in vitro.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA CUNHA, TATIANE; FERRAZ, LURIANY POMPEO; WEHR, PITT PAUL; KUPPER, KATIA CRISTINA. Antifungal activity and action mechanisms of yeasts isolates from citrus against Penicillium italicum. International Journal of Food Microbiology, v. 276, p. 20-27, . (11/13874-3, 11/13006-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CUNHA, Tatiane da. Potencial de leveduras isoladas do solo e do filoplano de plantas cítricas no biocontrole de doenças de pós-colheito de citros. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.