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Redes sociais e obtenção de trabalho: os mecanismos não mercantis na operação do mercado

Processo: 12/06286-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Marta Teresa da Silva Arretche
Beneficiário:Jonas Tomazi Bicev
Instituição Sede: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14342-9 - Centro de Estudos da Metrópole (CEM), AP.CEPID
Assunto(s):Sociologia do trabalho   Trabalho   Mercado de trabalho   Emprego   Instituições   Redes sociais (grupos sociais)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:circulação de informações no mercado de trabalho | instituições | intermediação de mão de obra | redes sociais | relações de emprego | trabalho | Sociologia do Trabalho e Sociologia Econômica

Resumo

Nesse estudo procura-se investigar a relação entre diferentes mecanismos acionados pelos indivíduos durante a procura de trabalho, de maneira a discutir o modo como se enlaçam as formas mercantis de acesso ao emprego que proliferaram recentemente no mercado brasileiro de trabalho (agências de emprego, empresas de trabalho temporário) e as formas não-mercantis, assentadas nas redes de sociabilidade acionadas pelos indivíduos na sua busca por inserção ocupacional (circuito de relações com familiares, amigos, conhecidos, colegas...). A partir desses objetivos a Bolsa de Treinamento Técnico III visa inserir um assistente de pesquisa tecnicamente qualificado para investigar os efeitos dos atributos sociais mais importantes como escolaridade, experiência, raça e cor sobre o acesso às oportunidades de trabalho.

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