Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e validação de métodos analíticos para a determinação de multirresíduos de agrotóxicos em cultura de pepino, utilizando cromatografia líquida de ultra eficiência (UPLC)

Processo: 12/01667-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Isabel Cristina Sales Fontes Jardim
Beneficiário:Luana Cristina Macedo
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/57897-9 - Preparação, caracterização e aplicação de novas fases estacionárias para cromatografia líquida de alta eficiência e eletrocromatografia, AP.TEM

Resumo

RESUMOOs agrotóxicos pertencem a um grupo numeroso e diversificado de compostos químicos e são utilizados para eliminar pragas na agricultura. A aplicação de agrotóxicos tem contribuído para o aumento na produtividade e na qualidade dos alimentos. Contudo, a presença de resíduos de agrotóxicos em alimentos tem sido um tema de grande preocupação, uma vez que o uso crescente de agrotóxicos, frequentemente, tem resultado na contaminação do meio ambiente e dos alimentos. Além disso, os agrotóxicos têm sido associados com efeitos adversos à saúde, como dores de cabeça, náuseas, desordens endócrinas e até câncer.Para manter e aumentar os níveis de produção, os agrotóxicos são essenciais para agricultura, mas, devido ao grande risco à população, a utilização de alguns tipos de praguicidas tem sido proibida em determinados países, incluindo os em desenvolvimento, como o Brasil. Os problemas gerados pelos resíduos de agrotóxicos estão ganhando importância, devido à falta de inspeções do governo e às condições pobres das práticas agrícolas. Agências governamentais têm estimulado o monitoramento de resíduos de agrotóxicos, possibilitando o fornecimento de alimentos seguros. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é uma agência regulamentadora que define as normas de segurança alimentares e estabelece os valores de limites máximos de resíduos (LMR), baseados nos dados das Boas Práticas Agrícolas (BPA).O objetivo do presente estudo é o desenvolvimento e validação de novas metodologias para a determinação quantitativa e confirmação de agrotóxicos na cultura de pepino, utilizando a Cromatografia Líquida de Ultra Eficiência com detector por arranjo de diodos (UPLC-DAD) ou acoplada ao espectrômetro de massas sequencial (UPLC-MS/MS).

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.