Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação Funcional de CXCR7 na Hematopoese Normal e Leucêmica

Processo: 12/01030-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 31 de março de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Sara Teresinha Olalla Saad
Beneficiário:Rita de Cássia Carvalho Melo
Instituição Sede: Centro de Hematologia e Hemoterapia (HEMOCENTRO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Quimiotaxia   Leucemia   Hematologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cxcr7 | Leucemias | quimiotaxia | Hematologia

Resumo

A medula óssea é constituída por microambientes específicos denominados "nichos". O nicho osteoblástico é responsável pela manutenção das células-tronco hematopoiéticas mais primitivas em um estado quiescente, enquanto o nicho vascular mantém células-tronco e progenitoras proliferando e prontas para iniciarem seu processo de diferenciação. Recentemente, o fator SDF-1 (Stromal derived factor-1) ou CXCL12 foi identificado como um importante fator quimioatrativo produzido por células da medula óssea. Sua ação sobre seu receptor CXCR4, expresso por células hematopoiéticas, desempenha função primordial na migração, retenção e desenvolvimento dos progenitores hematopoiéticos na medula óssea. Células leucêmicas mieloides e linfóides expressam CXCR4 e aproveitam-se disso para acessar nichos medulares normalmente restritos ás células progenitoras, passando a residir em microambientes que propiciam sobrevivência e proliferação. Até há pouco tempo acreditava-se que somente o CXCR4 era receptor de SDF-1, mas recentemente foi descoberto que o receptor CXCR7 é capaz de se ligar ao SDF-1. Ele é expresso em várias linhagens tumorais, mas em células hematopoiéticas e linfoides seu papel é ainda pouco explorado. As leucemias agudas constituem um grupo heterogêneo de doenças hematopoéticas malignas em que alterações da interação do nicho da medula óssea e das células leucêmicas podem determinar o curso da doença. Em vista da escassez de dados na literatura, o presente projeto tem o objetivo de verificar o papel de CXCR7 na hematopoese normal e leucêmica e contribuir para o melhor entendimento da manutenção das células-tronco leucêmicas na medula óssea doente.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MELO, Rita de Cássia Carvalho. Investigação funcional de CXCR7 na hematopoese normal e leucêmica. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.