Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese, caracterização e aplicação de ligantes do tipo tripodal com seletividade para Cu(II) no meio celular

Processo: 12/06754-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Giselle Cerchiaro
Beneficiário:Andreza Cândido Matias
Supervisor no Exterior: Pascale Delangle
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Local de pesquisa : Commissariat à l'énergie atomique et aux énergies alternatives (CEA), França  
Vinculado à bolsa:11/22949-7 - Efeitos do desbalanço de cobre e zinco na viabilidade e geração de espécies reativas em células de neuroblastoma, BP.DD
Assunto(s):Química bioinorgânica   Síntese inorgânica   Cultura de células   Quelantes   Cobre

Resumo

No seu trabalho de doutorado direto, a aluna utilizou diferentes quelantes comerciais de cobre e zinco, permeáveis a membrana celular de células de mamíferos, para estudar os efeitos do desbalanço destes metais na viabilidade celular e geração de espécies reativas de oxigênio (ROS) em células em cultura. Com os promissores resultados de seu doutorado direto no Brasil, será possível realizar uma colaboração com o grupo de pesquisa frances da Profa. Pascale Delangle para a síntese de ligantes inéditos mais eficientes do que os comercialmente disponíveis, que seriam capazes de atravessar a membrana plasmática e quelar cobre(II) intracelularmente. A aluna aprenderia com a expertise do grupo Frances em sintetizar e purificar estes ligantes tripodais de cobre(II), e ao voltar ao Brasil após 6 meses de estágio, um estudante Frances viria ao nosso laboratório usar nossa expertise em utilizar estes ligantes em sistemas celulares. Neste projeto então se propõe uma colaboração com o grupo da profa. Pascale Delangle, que a Profa. Giselle Cerchiaro iniciou colaboração durante a Gordon Conference - Cell Biology of Metals, ocorrida em julho de 2011, em Rhode Island, USA. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CONTE-DABAN, AMANDINE; BOFF, BASTIEN; MATIAS, ANDREZA CANDIDO; APARICIO, CLAUDIA N. MONTES; GATEAU, CHRISTELLE; LEBRUN, COLETTE; CERCHIARO, GISELLE; KIEFFER, ISABELLE; SAYEN, STEPHANIE; GUILLON, EMMANUEL; DELANGLE, PASCALE; HUREAU, CHRISTELLE. A Trishistidine Pseudopeptide with Ability to Remove Both Cu-I and Cu-II from the Amyloid-beta Peptide and to Stop the Associated ROS Formation. CHEMISTRY-A EUROPEAN JOURNAL, v. 23, n. 67, p. 17078-17088, DEC 1 2017. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.