Busca avançada
Ano de início
Entree

Neurociência e Educação: o papel da emoção na aceitação de explicações científicas e a influencia de elementos emocionais na aceitação da ontologia de base de entidades/conceitos de Física Moderna

Processo: 11/20172-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Sonia Maria Vanzella Castellar
Beneficiário:José Guilherme de Oliveira Brockington
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/10470-6 - Inovação curricular em física: transposição didática de teorias modernas e a sobrevivência dos saberes, AP.TEM
Assunto(s):Ensino de física   Educação científica   Neurociências   Ensino de ciências   Física moderna
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação científica | ensino de ciencias | Ensino de Física | Física moderna | Neurociências | Ensino de Ciências

Resumo

Nos último anos, o interesse acerca da compreensão dos funcionamentos do cérebro e da mente teve um crescimento vertiginoso. A Neurociência, ramo intrinsecamente multidisciplinar em pesquisas científicas, foi capaz de fornecer um novo entendimento acerca de diferentes processos cognitivos e desvenda as propriedades neurais que dão suporte à linguagem, ao entendimento aritmético, à realização de cálculos etc. Tais avanço são ainda pouco conhecidos e, por conseqüência, pouco utilizados pelos pesquisadores em Educação. Durante o trabalho realizado no doutorado estabelecemos fomos capazes de estabelecer um diálogo efetivo entre a Educação e a Neurociência Cognitiva. Em nossa pesquisa, optamos por investigar um tema importante: o conflito cognitivo e a persistência concepções intuitivas em Física. Fazendo a coleta de respostas emocionais por meio de variáveis psicofisiológicas, fomos capazes de avançar no entendimento do papel das emoções na tomada de decisão de estudantes em testes tradicionais de levantamento de concepções alternativas, revelando possíveis influências de elementos emocionais na persistência destas concepções. Obtivemos excelentes resultados, conduzindo à possibilidade de entendermos ainda mais o processo de aprendizagem de Ciências e, mais do que isso, permitiu-nos avançar na compreensão dos problemas envolvidos nas estratégias de mudança conceitual por meio do conflito cognitivo.Assim, o objetivo deste projeto de pós-doutorado é justamente permitir que possamos avançar nesta pesquisa, investigando o papel da emoção na aceitação de entidades/conceitos advindos da Física Moderna, além de darmos continuidade do trabalho já realizado até o momento porém agora focado em outras áreas do conhecimento científico, como Biologia e Matemática. A idéia é investigar a existência de vínculos emocionais com o conhecimento científico e fortalecer o dialogo entre Neurociência e Educação, estabelecendo uma nova abordagem de pesquisas em Educação Científica abrindo novas possibilidades de entendimento do processo de ensino e aprendizagem.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)