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Wayfinding na arquitetura escolar

Processo: 12/50369-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2015
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Projeto de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski
Beneficiário:Tania Pietzschke Abate
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos da visão   Ambiente escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquitetura Escolar | Deficiencia Visual | Metodologia De Projeto | Orientabilidade | Wayfinding

Resumo

O ambiente escolar deve propiciar à criança com e sem deficiência informações relativas à orientação espacial por meio do reconhecimento de onde se encontra e como chega a um local desejado. A criança deve ser capaz de reconhecer de forma independente os pontos de origem e de destino em seu trajeto no ambiente construído. Essas informações são fornecidas pelo ambiente e fazem parte do sistema chamado de Wayfinding (ARTHUR; PASSINI, 1992; PASSINI, 1992; GOLLEDGE, 1999; GIBSON, 2009; MEUSER; POGADE, 2010). O objetivo deste estudo é verificar os problemas existentes na orientação espacial dos alunos com deficiência visual no ambiente de escola especial eleita na cidade de São Paulo segundo o critério do maior número de alunos com deficiência visual matriculados na pré-escola no ano de 2012, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Educação (SME). Pretende-se propor a implantação de um sistema de Wayfinding na escola eleita com o intuito de melhorar a acurada na orientação espacial dos alunos com deficiência visual. Para tal, pretende-se aplicar técnicas de coleta de dados à direção e aos docentes (entrevistas), bem como aos alunos com deficiência visual (observação não estruturada e entrevista lúdica com brinquedo e mapa tátil (BERNARDI, KOWALTOWSKI, 2006; ABATE, 2011). Busca-se a contribuição da opinião da criança com deficiência visual no processo de elaboração do sistema de Wayfinding no edifício em geral, em especial no escolar, visando à melhoria das suas condições de uso e o conseqüente favorecimento da acessibilidade nos espaços por meio de recomendações projetuais. O estudo de caso (YIN, 2005) será adotado como metodologia de pesquisa. Este trabalho apresenta caráter qualitativo e multidisciplinar e fundamenta-se nos pressupostos teóricos da arquitetura, da educação, da pedagogia, da medicina, da sociologia e da psicologia ambiental, entre outras áreas. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TANIA PIETZSCHKE ABATE; DORIS CATHARINE CORNELIE KNATZ KOWALTOWSKI. Avaliação de pisos táteis como elemento de wayfinding em escola de ensino especial para crianças com deficiência visual. Ambient. constr., v. 17, n. 2, p. 53-71, . (12/50369-8)