Busca avançada
Ano de início
Entree

Ações rápidas da triiodotironina (T3) sobre a concentração de cálcio intracelular e o potencial de membrana de tireotrofos e implicações na secreção do TSH

Processo: 12/06643-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Maria Tereza Nunes
Beneficiário:Paula Bargi de Souza
Supervisor: Stanko S. Stojilkovic
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: National Institutes of Health, Bethesda (NIH), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:09/17813-9 - Ações rápidas da triiodotironina (t3) sobre a expressão e secreção de tsh: novos mecanismos envolvidos no feedback negativo., BP.DR
Assunto(s):Tireotrofos   Tri-iodotironina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ações não genômicas | Cálcio Intracelular | secreção do TSH | tireotrofos | triiodotironina | Fisiologia Endócrina

Resumo

Nos últimos anos têm aumentado o número de evidências demonstrando a importância de ações rapidamente desencadeadas pelos hormônios tireoidianos (HTs) sobre a estabilidade e tradução de diversas proteínas e independentes do processo de transcrição gênica. Tanto a síntese como a secreção dos HTs são reguladas pelo hormônio tireotrófico (TSH), cuja secreção, e também síntese, estão sob o controle do hormônio liberador de TSH, o TRH, produzido no hipotálamo. A atividade deste sistema hipotálamo-hipofisário, por sua vez, é regulada pela própria concentração de HTs circulantes, os quais, por um mecanismo de feedback negativo, atuam na hipófise e no hipotálamo reduzindo a síntese e secreção de TSH e TRH, respectivamente. Sabe-se que os tireotrofos, células da adenohipófise que produzem e secretam o TSH, são capazes de disparar potenciais de ação espontâneamente e estes estão diretamente relacionados com alterações na concentração de cálcio intracelular e consequentemente com a secreção do TSH.Considerando os dados obtidos recentemente no nosso laboratório demonstrando que a triiodotironina (T3), administrada agudamente (30 min) a ratos hipotireoideos aumenta o conteúdo de TSH protéico na hipófise e reduz a marcação de TSH na periferia dos tireotrofos, sugerimos que em paralelo a uma ação não genômica do T3 na síntese e no processamento do mRNA de TSH, o T3 possa exercer um rápido efeito inibitório sobre a secreção do TSH.Assim, o presente projeto tem como objetivo caracterizar possíveis as ações rápidas do T3 sobre o padrão de secreção do TSH em tireotrofos de cultura primária de adenohipófise e/ou na linhagem celular TalphaT1, bem como as possíveis alterações na atividade elétrica espontânea, produção de nucleotídeos cíclicos e mobilização de cálcio que estão diretamente relacionadas com o processo de exocitose. Nossa proposta é desenvolver este projeto no laboratório do Dr. Stanko S. Stojilkovic, no National Institutes of Health (Bethesda, Maryland, EUA), cuja linha de pesquisa está centrada no entendimento de como as células neuroendócrinas empregam canais iônicos, dentre eles os canais dependentes de voltagem, e a sinalização intracelular de cálcio para processar informações intra e intercelulares e assim, regular a secreção dos hormônios hipofisários. Essa linha de pesquisa vem de encontro às nossas expectativas de compreender o mecanismo pelo qual a secreção de TSH é rapidamente reduzida após a administração de T3, mecanismo que muito provavelmente é desencadeado não genomicamente e pode ter a participação do cálcio. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TOMIC, MELANIJA; BARGI-SOUZA, PAULA; LEIVA-SALCEDO, ELIAS; NUNES, MARIA TEREZA; STOJILKOVIC, STANKO S.. Calcium signaling properties of a thyrotroph cell line, mouse T alpha T1 cells. Cell Calcium, v. 58, n. 6, p. 598-605, . (13/05629-4, 12/06643-8)
BARGI-SOUZA, PAULA; KUCKA, MAREK; BJELOBABA, IVANA; TOMIC, MELANIJA; JANJIC, MARIJA M.; NUNES, MARIA TEREZA; STOJILKOVIC, STANKO S.. Loss of Basal and TRH-Stimulated Tshb Expression in Dispersed Pituitary Cells. Endocrinology, v. 156, n. 1, p. 242-254, . (12/06643-8)
BARGI-SOUZA, P.; GOULART-SILVA, F.; NUNES, M. T.. Novel aspects of T-3 actions on GH and TSH synthesis and secretion: physiological implications. JOURNAL OF MOLECULAR ENDOCRINOLOGY, v. 59, n. 4, p. R166-R177, . (14/25888-7, 12/06643-8, 09/17813-9, 13/05629-4, 06/61713-0)