Busca avançada
Ano de início
Entree

Test of practical judgment (TOP-J): adaptação brasileira em amostra de indivíduos cognitivamente saudáveis, com comprometimento cognitivo leve e demência

Processo: 12/15019-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Sonia Maria Dozzi Brucki
Beneficiário:Patrícia Helena Figueiredo Do Vale Capucho
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Demência   Comprometimento cognitivo leve   Idosos

Resumo

Julgamento é a capacidade de tomar decisões após consideração sobre informações disponíveis, fatores contextuais, soluções possíveis e resultados prováveis. Alguns estudos mostraram que pacientes com Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) e demência têm comprometimento na capacidade de julgamento. Há uma carência de métodos específicos para avaliar julgamento, e dados sobre habilidades de julgamento em adultos mais velhos com CCL e demência são escassos. Embora o parecer clínico seja um padrão aceito para determinar esta habilidade no cotidiano, a falta de um padrão-ouro pode fazer o julgamento clínico questionável. Este trabalho tem como objetivo principal a adaptação, para uma amostra da população brasileira, do Test of Practical Judgment (TOP-J), uma medida clinicamente relevante para a avaliação de julgamento em adultos mais velhos, desenvolvida por Rabin e colaboradores (2007). A amostra será composta de 120 sujeitos com idade mínima de 50 anos e escolaridade mínima de 4 anos. Serão avaliados 50 controles cognitivamente saudáveis e 70 pacientes, sendo 20 pacientes com diagnóstico de CCL (domínio único ou múltiplos domínios) e 50 pacientes com demência de intensidade leve, sendo 20 com diagnóstico de Doença de Alzheimer provável, 15 com diagnóstico de Demência Vascular provável e 15 com diagnóstico de Demência Fronto-Temporal (variante comportamental). Como objetivo secundário, será comparado o desempenho no TOP-J entre os grupos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAPUCHO, Patrícia Helena Figueiredo Do Vale. Test of Practical Judgment\" (TOP-J): adaptação brasileira em amostra de indivíduos cognitivamente saudáveis, com comprometimento cognitivo leve e demência. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.