Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos efeitos da proteína LaLRR17 de Leishmania (L.) amazonensis na infecção do macrófago e identificação de seus possíveis ligantes

Processo: 12/19135-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2013
Data de Término da vigência: 07 de maio de 2017
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Beatriz Simonsen Stolf
Beneficiário:Mauricio Scavassini Peña
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Leishmania   Virulência   Leishmaniose   Phage display
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:LaLRR17 | leishmania | phage display | virulence | Leishmaniose

Resumo

Leishmania ssp. são protozoários parasitas transmitidos a vertebrados pela picada de fêmeas de insetos flebotomíneos. Apresentam duas formas principais em seu ciclo de vida: promastigotas e amastigotas. Os amastigotas vivem preferencialmente no interior de macrófagos, "fagócitos profissionais" capazes de destruir patógenos. Para isso, são capazes de burlar a atividade microbicida dos macrófagos, sobreviver e se multiplicar no seu interior. Essa capacidade se deve a diversas moléculas produzidas pelo parasita, denominadas fatores de virulência, que ajudam em sua internalizarão e proliferação no macrófago.A proteína LaLRR17 de L.(L) amazonensis contém em sua região central seis repetições ricas em leucina (LRRs). Os motivos LRR de diversos organismos estão normalmente envolvidos em interações proteicas. A LaLRR17 é expressa em promastigotas e amastigotas, e foi detectada no citoplasma do macrófago infectado. Parasitas superexpressores dessa proteína apresentaram aumento da infectividade in vitro. É portanto plausível supor que a proteína LaLRR17 participe de interações com moléculas de macrófagos, e que essas interações possam modular a resposta da célula hospedeira. No entanto, não sabemos que moléculas do macrófago interagem com a LaLRR17.O Phage Display é uma técnica baseada na expressão de proteínas sintéticas em capsídeos de fagos que tem sido utilizada para diversos fins, entre eles a identificação de ligantes de proteínas. A aplicação do Phage Display sobre a LaLRR17 recombinante poderá identificar os ligantes dessa proteína no macrófago e sua contribuição para a virulência do parasita . Além disso, análises da localização e dos efeitos da proteína durante a infecção do macrófago trarão mais informações sobre o papel da LaLRR17 na interação entre a Leishmania e sua célula hospedeira.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEÑA, Mauricio Scavassini. Estudo dos efeitos da proteína LaLRR17 de Leishmania (L.) amazonensis na infecção do macrófago e identificação de seus possíveis ligantes.. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.