Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização estrutural e propriedades físico-químicas da proteína SIVA1

Processo: 12/07742-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Sara Teresinha Olalla Saad
Beneficiário:Larissa Elizabeth Cordeiro Dantas
Instituição Sede: Centro de Hematologia e Hemoterapia (HEMOCENTRO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Transdução de sinais   Determinação estrutural   Estrutura de proteína   Neoplasias hematológicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Determinação Estrutural | Siva1 | Estrutura de proteína

Resumo

A sinalização celular é o mecanismo que as células possuem para se comunicar com suas vizinhas, tecidos distantes ou mesmo em processos internos. Nas leucemias, frequentemente são detectadas disfunções em múltiplas vias de sinalização, tornando vital a busca do conhecimento destas vias e por novos alvos terapêuticos. Já foi descrito que a proteína SIVA1 participa da via de sinalização do supressor de tumor p53 e dados experimentais recentes in vivo relacionaram sua função a sua estrutura oligomérica. Portanto, interessa saber quais as características estruturais do oligômero formado por SIVA1 e se a inibição deste processo poderia levar a ativação do supressor tumoral p53 no tratamento de desordens hematopoiéticas. A proposta deste projeto é, portanto, caracterizar a estrutura da proteína SIVA1 por dois métodos complementares que são a cristalografia e a ressonância magnética nuclear. Para isto, a proteína SIVA1 será hiperexpressa e purificada em larga escala. As coletas de dados para o estudo da estrutura serão feitas no Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) através da submissão de propostas de pesquisa. Outras técnicas de biofísica serão usadas para complementar as informações estruturais obtidas, os quais serão analisados no Laboratório de Biologia Molecular e Celular do Hemocentro da UNICAMP e no Laboratório de Biologia molecular e Dicroísmo Circular do Instituto de Química também da UNICAMP. Todas estas informações trarão grande contribuição à literatura científica, bem como irão auxiliar na compreensão de alguns mecanismos das vias de sinalização celular de neoplasias hematológicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DANTAS, Larissa Elizabeth Cordeiro. Caracterização e propriedades biofísicas da proteína SIVA1. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.