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A Educação Matemática no Brasil na visão de pesquisadores

Processo: 12/20060-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2013
Data de Término da vigência: 16 de maio de 2015
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Viggiani Bicudo
Beneficiário:Jamur Andre Venturin
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática   Fenomenologia (filosofia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação matemática | fenomenologia | Meta-pesquisa | Educação Matemática

Resumo

Esta pesquisa tem como tema de investigação a Educação Matemática. Como pergunta de fundo, buscamos compreender "O que está sendo a Educação Matemática (EM) no Brasil?". Para tanto, interrogamos a Educação Matemática com a pergunta: "O que os pesquisadores em Educação Matemática no Brasil, dizem da Educação Matemática?". O objetivo é o de buscar compreender o significado de Educação Matemática nos seus diferentes modos de se presentificar nos discursos dos pesquisadores que atuam no Brasil, focando essa área de investigação e tendo por meta delinear seu estilo. Para constituirmos os dados, selecionamos os pesquisadores citados no III SIPEM, dada a pesquisa efetuada com os trabalhos apresentados neste seminário. A proposta é dizer do que está aí, a saber, a Educação Matemática, a partir do que é explicitado e não de teorias que dizem sobre o que ela é, sendo, portanto, assumida uma postura fenomenológica. A análise de dados passará por dois momentos a Ideográfica e a Nomotética. No primeiro são explicitadas as Unidades de Significado (US) a partir do discurso de cada sujeito significativo, constituídas à luz da interrogação. No segundo procuramos reunir as US, buscando suas convergências; é o instante em que passamos do individual para o geral, constituindo os Invariantes ou Núcleos de Significado, que dizem da Educação Matemática, do que ela está sendo e indicando linhas que avançam para o seu vir-a-ser. Como resultado, a investigação pretende indicar as atuais tendências de investigação; qual é a compreensão dos pesquisadores do que está sendo a Educação Matemática; e refletir sobre esta região de inquérito elaborando uma meta-compreensão do investigado. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VENTURIN, Jamur Andre. A educação matemática no Brasil da perspectiva do discurso de pesquisadores. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro Rio Claro.