Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação entre padrão da alimentar e perfis lipídico e glicêmico dè adolescentes

Processo: 12/21130-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Ligia Araujo Martini
Beneficiário:Mariana Agostinho de Pádua Lopes
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biomarcadores   Adolescentes   Padrão alimentar   Dieta

Resumo

Introdução: As exposições dietéticas e os hábitos alimentares vividos na adolescência além de influenciar o estado de saúde do adolescente, podem permanecer durante a fase adulta, eventualmente causando doenças e agravos não transmissíveis (DANT). A crescente prevalência de sobrepeso e obesidade, o sedentarismo e o novo padrão alimentar, com elevada densidade energética da dieta, alto consumo de gorduras totais e gorduras saturadas, e escassez de fibras e micronutrientes, apresentam-se desfavoráveis para a boa saúde e contribuem para o desenvolvimento de DANT. Os efeitos dos diferentes nutrientes e alimentos podem ser melhor observados quando se considera o padrão de dieta. Objetivos: Determinar o padrão de dieta de adolescentes residentes no município de São Paulo e associá-lo com as concentrações séricas de glicose, insulina e perfil lipídico, dados de prática de atividade física, estado nutricional, medidas de circunferência de cintura e de quadril e hábitos de tabagismo e consumo de álcool. Métodos: Este estudo transversal será realizado com 400 indivíduos de14 a 19 anos. Serão avaliados dados demográficos, socio-econômicos, antropométricos (peso, estatura, circunferências de cintura e quadril), bioquímicos e de consumo alimentar. Coleta de sangue (jejum de 12 horas) será feita para avaliar glicose, insulina, colesterol total, triglicérides, LDL-c, HDL-c e VLDL-c. Será utilizada análise fatorial por componentes principais para a obtenção do padrão da dieta.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOPES, MARIANA P.; GIUDICI, KELLY V.; MARCHIONI, DIRCE M.; FISBERG, REGINA M.; MARTINI, LIGIA A. Relationships between n-3 polyunsaturated fatty acid intake, serum 25 hydroxyvitamin D, food consumption, and nutritional status among adolescents. Nutrition Research, v. 35, n. 8, p. 681-688, AUG 2015. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.