Busca avançada
Ano de início
Entree

Biometria em um contexto de fluxo de dados com algoritmos imunológicos

Processo: 12/25032-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho
Beneficiário:Paulo Henrique Pisani
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizado computacional   Sistemas imunológicos artificiais   Inteligência artificial   Biometria

Resumo

A crescente presença da Internet nas tarefas do dia-a-dia, juntamente com a evolução dos sistemas computacionais, levou a uma maior exposição dos dados. Este cenário evidencia a necessidade de sistemas de autenticação de usuários mais seguros. Uma abordagem promissora para a autenticação de usuários é o uso de tecnologias biométricas, que analisam características fisiológicas e comportamentais dos usuários. Tecnologias biométricas possuem menos vulnerabilidades que senhas ou cartões para autenticação, que podem ser roubados ou até mesmo clonados. Uma característica importante dos dados biométricos é que esses podem sofrer pequenas mudanças ao longo do tempo para um mesmo usuário. Devido a isso, classificadores que adotem uma abordagem estática podem reduzir seu desempenho preditivo com o passar do tempo, pois não se adaptariam a estas mudanças. Em aprendizado de máquina, uma área que envolve conceitos relacionados é a de mineração de fluxos de dados. O fenômeno mencionado é conhecido como mudança de conceito na área de mineração de fluxos de dados. É possivel traçar um paralelo entre a modelagem do perfil de usuários com biometria e o funcionamento de sistemas imunológicos artificiais, uma sub-área da inteligência computacional muito utilizada em aprendizado de máquina. Ambos nececessitam identificar o que é normal para poder encontrar desvios, que seriam potenciais ataques. Este paralelo mostra que a aplicação de algoritmos imunológicos é uma alternativa promissora para o reconhecimento de usuário por meio de biometria. De fato, esses algoritmos obtiveram bom desempenho em trabalhos anteriores na área. Contudo, um aspecto que foi pouco explorado é o estudo destes algoritmos em um cenário em que ocorrem mudanças de conceito, como mencionado. A proposta deste trabalho é combinar conceitos de mineração de fluxos de dados com algoritmos imunológicos para a modelagem de perfis de usuários em biometria, considerando o fato de que mudanças de conceito podem surgir.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PISANI, PAULO HENRIQUE; LORENA, ANA CAROLINA; DE CARVALHO, ANDRE C. P. L. F. Adaptive Biometric Systems Using Ensembles. IEEE INTELLIGENT SYSTEMS, v. 33, n. 2, p. 19-28, MAR-APR 2018. Citações Web of Science: 0.
PISANI, PAULO HENRIQUE; POH, NORMAN; DE CARVALHO, ANDRE C. P. L. F.; LORENA, ANA CAROLINA. Score normalization applied to adaptive biometric systems. COMPUTERS & SECURITY, v. 70, p. 565-580, SEP 2017. Citações Web of Science: 0.
PISANI, PAULO HENRIQUE; LORENA, ANA CAROLINA; DE CARVALHO, ANDRE C. P. L. F. Adaptive algorithms applied to accelerometer biometrics in a data stream context. Intelligent Data Analysis, v. 21, n. 2, p. 353-370, 2017. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PISANI, Paulo Henrique. Biometria em um contexto de fluxo de dados. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.