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A importância do lúdico na formação de professores de geociências

Processo: 13/06557-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2013
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Celso Dal Re Carneiro
Beneficiário:Thiara Vichiato Breda
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/22919-9 - A alfabetização cartográfica e o uso de jogos na formação de professores: uma aproximação entre Brasil e Espanha, BE.EP.DR
Assunto(s):Geociências   Ensino de geografia   Divulgação científica   Material didático
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetização Cartográfica | Divulgação Científica | Ensino de Geografia | Geociências | Jogos Geográficos | materiais didáticos | Ensino de Geografia

Resumo

Esta pesquisa busca desenvolver e estruturar propostas práticas de jogos educativos, para apoiar o trabalho de professores de Geociências, alunos de cursos de graduação em licenciatura e, notadamente, professores de Geografia da educação básica. O professor muitas vezes não se encontra preparado para usar tal metodologia, mesmo que os jogos tenham sido produzidos a partir do espaço vivido do público-alvo e com objetivos e faixas etárias definidas. Jogos educativos são materiais escassos na sala de aula, porém de fácil acesso e aplicação. Experiências com jogos geográficos construídos com materiais e dinâmicas atraentes constituem relevantes contribuições para o ensino de Geografia. A experiência prévia da proponente concentra-se em jogos voltados para Educação Ambiental e desenvolvimento de noções cartográficas. Assim, pretende-se, mediante a execução da pesquisa, estruturar e oferecer cursos, oficinas e materiais educacionais que contenham explanação teórica de cada tema e definam procedimentos "passo a passo" para confecção de jogos. Além da divulgação do jogo em si, as oficinas buscam criar um espaço de diálogo para professores que já estão em exercício e permitem realizar uma avaliação crítica da qualidade educativa do jogo em si. A pesquisa deverá produzir uma lista de critérios relevantes para análise. A proponente deve avaliar os jogos a partir da perspectiva dos profissionais de educação, por meio de questionários a serem preenchidos ao final das atividades, e no acompanhamento de alguns professores que aplicarão os materiais em sala de aula.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BREDA, Thiara Vichiato. Por que eu tenho que trabalhar lateralidade?: experiências formativas com professoras dos anos iniciais. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Campinas, SP.