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Processo: | 12/24577-2 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 01 de julho de 2013 |
Data de Término da vigência: | 31 de julho de 2014 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Linguística - Filosofia da Linguagem |
Pesquisador responsável: | Evani de Carvalho Viotti |
Beneficiário: | Joana Bortolini Franco |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Linguística cognitiva Ludwig Wittgenstein Significado |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Filosofia da Linguagem | linguística cognitiva | significado | uso | Wittgenstein | Linguística cognitiva |
Resumo A pesquisa proposta neste projeto tem por objetivo esclarecer as relações entre a linguística cognitiva e a filosofia de Wittgenstein. Na linguística cognitiva, Wittgenstein é frequentemente apontado como um autor cujas orientações relativas à abordagem da linguagem e do significado devem ser levadas em conta. Entretanto, as relações entre a linguística cognitiva e o pensamento wittgensteiniano ainda não foram investigadas a fundo, dificultando a compreensão clara de suas consequências. Tendo por referência a noção de significado presente nessas duas linhas de pensamento, esta pesquisa deverá averiguar em que medida a concepção corporeada de língua da linguística cognitiva pode dialogar com a concepção pública de significado de Wittgenstein. Por um lado, essa proposta envolve lidar com a diferença entre dois domínios de investigação, tratando parte da questão em termos da oposição entre ciência e filosofia. Por outro lado, e principalmente, a pesquisa envolve a comparação dos modelos explicativos da linguística cognitiva com as investigações descritivas de Wittgenstein, levando em conta que se trata, de um lado, de uma concepção mental e cognitivamente determinada e, de outro, de uma concepção pública e arbitrária de significado. A pesquisa pretende fornecer um acesso à filosofia de Wittgenstein a partir dos interesses da linguística cognitiva, contribuindo para o entendimento das relações entre essas duas linhas de pensamento. | |
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