Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel dos mecanismos de fomento no processo de internacionalização da economia criativa no Brasil: o caso da ápex e da arquitetura brasileira

Processo: 13/07779-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2013
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração
Pesquisador responsável:Julio César Bastos de Figueiredo
Beneficiário:Caio Giusti Bianchi
Instituição Sede: Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Arquitetura   Economia criativa   Internacionalização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apex | arquitetura | Economia Criativa | Internacionalização de Serviços | Modos de entrada | Internacionalização

Resumo

O objetivo deste projeto é discutir a eficácia dos instrumentos atuais para fomento no processo de internacionalização das empresas do setor da economia criativa no Brasil. Em particular, serão abordados os mecanismos da APEX aplicados às empresas de arquitetura, que apresentam, dentro do setor criativo brasileiro, uma maior penetração internacional. Neste estudo, classificado como descritivo/exploratório, de caráter empírico, será utilizado um procedimento de análise de múltiplos estudos de casos com o uso de análise de conteúdo. Além de analisar documentos oficiais e coletar dados secundários, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com as unidades de análise para posterior análise fenomenológica. A proposta do projeto é mapear a situação da economia criativa e arquitetura no Brasil, visando contribuir no campo teórico com uma melhor compreensão da forma como hoje as empresas da economia criativa desenvolvem suas estratégias de internacionalização, suprindo em parte uma lacuna existente na literatura entre os temas internacionalização e economia criativa. Do ponto de vista prático, o trabalho pretende servir de subsídio para que outras empresas deste setor possam entender quais são as etapas e as dificuldades do processo de internacionalização e, principalmente, qual o papel das agências de fomento neste processo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)