Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da participação do receptor para estrógeno (ESR2/ER alfa) na redução da contração vascular em aortas de ratas diabéticas

Processo: 13/11767-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia
Pesquisador responsável:Eliana Hiromi Akamine
Beneficiário:Fernanda Fernandes Santos
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Diabetes mellitus   Reatividade cardiovascular   Receptores estrogênicos   Cardiotônicos   Aorta   Vasoconstrição   Modelos animais

Resumo

As alterações vasculares em ratos diabéticos estão bem caracterizadas, mas poucos estudos têm sido realizados em fêmeas. Mulheres têm menor risco de desenvolver doença cardiovascular quando comparadas com homens, um efeito benéfico do estrógeno sobre o sistema cardiovascular pode estar relacionado, no entanto, isto é perdido em mulheres diabéticas. As principais ações cardioprotetoras do estrógeno são mediadas pelo receptor de estrógeno ESR1/ERa, não só aumentado a ativação da óxido nítrico sintase (NOS) endotelial, mas também reduzindo a expressão da NOS induzível (iNOS). Por outro lado, a ativação do receptor ESR2/ERb por estrógenos leva ao aumento da expressão da iNOS. O mecanismo de perda da proteção do estrógeno em fêmeas diabéticas ainda não está esclarecido, mas alterações no padrão de expressão dos receptores para estrógeno ESR1/ER± e ESR2/ER² podem estar envolvidas. No diabetes há alteração no padrão de expressão dos receptores de estrógeno no músculo liso de aortas de ratos, com aumento no ESR2. Recentemente, em nosso laboratório, foi observado que em aortas de ratas diabéticas a resposta vasoconstritora é diminuída, mas os mecanismos que levam a isso não foram estudados. Em vista de que, a expressão do ESR2 é aumentada em aortas de ratos diabéticos, que este receptor leva ao aumento da iNOS e que alta concentração de NO gerada pela enzima é citotóxica, o objetivo deste estudo é verificar se este receptor participa na atenuação da resposta vasoconstritora em aortas de ratas diabéticas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SARTORETTO, SIMONE MARCIELI; SANTOS, FERNANDA FERNANDES; COSTA, BEATRIZ PEREIRA; CERAVOLO, GRAZIELA SCALIANTI; SANTOS-EICHLER, ROSANGELA; CATELLI CARVALHO, MARIA HELENA; FORTES, ZULEICA BRUNO; AKAMINE, ELIANA HIROMI. Involvement of inducible nitric oxide synthase and estrogen receptor ESR2 (ER beta) in the vascular dysfunction in female type 1 diabetic rats. Life Sciences, v. 216, p. 279-286, JAN 1 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.