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Ensino diferenciado: atendendo o potencial dos educandos

Processo: 13/12953-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2013
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Carina Alexandra Rondini
Beneficiário:Bianca Molica Marinheiro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Educação inclusiva   Mudança social   Ensino e aprendizagem   Sala de aula   Pesquisa-ação   Coleta de dados   Entrevista   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ensino diferenciado | Ensino-aprendizagem | pesquisa-ação | processo dialético | professor regente | sala de aula | Capacidade elevada

Resumo

Com as mudanças sociais ocorridas durante os últimos anos, surgiu a necessidade de uma escola inclusiva, com um método de ensino diferenciado, onde as particularidades de cada aluno e de seu modo de aprender sejam considerados em sala de aula. Além das singularidades de cada aluno, é preciso considerar também o meio no qual se dá a aprendizagem - podendo ele ser visto como um "terceiro educador" - e, na construção deste, os apontamentos dos educandos, uma vez que são sujeitos ativos de seu próprio processo de aprendizado. Este trabalho tem por objetivo elaborar ações conjuntas, com alunos e professores, que possam viabilizar um ambiente de sala de aula onde as diferenças e o tempo de cada indivíduo sejam respeitados, e verificar os efeitos desta intervenção no aprendizado dos alunos em questão. Trata-se de uma pesquisa-ação, cujo público alvo serão 20 alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Profa. Clotilde de Castro Barreira, da Diretoria de Ensino - Região de Assis, município de Candido Mota - SP, e também a professora regente da turma e sua sucessora. Para o levantamento de dados, serão utilizadas rodas de conversa mediante a utilização de uma entrevista semi-estruturada. Para avaliação das ações implementadas, faremos o acompanhamento do ensino/aprendizagem através da documentação das ações e do dia-a-dia dos alunos, e, ao término das intervenções, uma nova roda de conversa será realizada com os envolvidos e será aplicado um questionário para a avaliação de todo o processo. Esperamos, ao final desse trabalho, ter um conjunto de estratégias factíveis que tornem possível um ambiente escolar mais prazeroso ao aluno e inclusivo, considerando as diferenças individuais de cada um.

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