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Acompanhamento da inclusão de alunos deficientes auditivos que utilizam à comunicação oral e intervenção junto aos respectivos professores

Processo: 07/08295-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 30 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Eliane Maria Carrit Delgado-Pinheiro
Beneficiário:Ana Lívia Libardi
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Implante da cóclea   Pessoas com deficiência auditiva   Audiologia educacional

Resumo

Os professores de crianças deficientes auditivas inseridas no ensino regular precisam lançar mão de estratégias diferenciadas, que atendam as peculiaridades necessárias à aprendizagem dessas crianças. Estudos têm enfatizado a importância do papel do professor em sala de aula sendo sua atuação um fator determinante no desenvolvimento do potencial dos alunos. Alguns desafios como às necessidades diferenciadas para comunicação, o ambiente inadequado e a falta de preparo do professor dificultam, ainda mais, a real inclusão do aluno com perda auditiva na sala de aula. A intervenção fonoaudiológica em trabalho conjunto com os professores de ensino regular, que inclui o aluno que não escuta, pode trazer benefícios na situação de comunicação entre professor e aluno deficiente auditivo, permeando o desenvolvimento acadêmico desses alunos, pois se a comunicação não estiver estabelecida não haverá interação entre os mesmos. Outros fatores que irão interferir no desenvolvimento desses alunos estão relacionados às inadequações no ambiente escolar, como por exemplo, o ruído ambiental, à distância entre falante e ouvinte e a reverberação da sala de aula. Atualmente preconiza-se que as salas de aula, que tenham alunos com necessidades educacionais especiais, apresentem números de alunos reduzidos, possibilitando uma interação professor e aluno com qualidade. Com o intuito de contribuir para que ocorram adequações no contexto escolar, possibilitando o desenvolvimento de linguagem e acadêmico, de alunos deficientes auditivos, usuários de aparelho de amplificação sonora individual ou implante coclear que se comunicam oralmente, o presente estudo tem por objetivo: caracterizar o conhecimento dos professores em relação à deficiência auditiva; acompanhar a relação desses professores em sala de aula com o aluno que não escuta, intervir junto a eles visando uma melhor interação professor - aluno no desenvolvimento dessas crianças e analisar a proposta de intervenção.