Busca avançada
Ano de início
Entree

Empregando técnicas de visualização de informação para transformação interativa de dados multidimensionais

Processo: 13/14650-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Fernando Vieira Paulovich
Beneficiário:Francisco Morgani Fatore
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/22749-8 - Desafios em visualização exploratória de dados multidimensionais: novos paradigmas, escalabilidade e aplicações, AP.TEM
Assunto(s):Computação gráfica   Visualização de informação

Resumo

A exploração de conjuntos de dados é um problema abordado com frequência em computação e tem como objetivo uma melhor compreensão de fenômenos simulados ou medidos. Tal atividade é precedida pelas etapas de coleta e armazenamento de dados, as quais buscam registrar o máximo de detalhes sobre o fenômeno observado. A exploração efetiva dos dados envolve uma série de problemas. Um deles é a dificuldade em se identificar quais dos dados coletados são realmente relevantes para as análises. Outro problema está relacionado com a falta de garantias de que os fatores fundamentais para a compreensão do problema tenham sido coletados. A transformação interativa de dados é uma abordagem que utiliza técnicas de visualização computacional em busca de resolver ou minimizar esses problemas. No entanto, os trabalhos disponíveis na literatura apresentam limitações, como interfaces demasiadamente complexas e mecanismos de interação pouco flexíveis. Assim, este projeto de mestrado tem como objetivo desenvolver em um ambiente integrado novas técnicas visuais interativas para a transformação de dados multidimensionais. A metodologia proposta se baseia no uso de biplots e na ação conjunta dos mecanismos de interação para superar as limitações do estado da arte. Acredita-se que ao se utilizar as técnicas desenvolvidas será possível tornar os conjuntos de dados mais representativos. Logo, atividades de exploração poderão ser realizadas com mais eficácia e retornarão melhores resultados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DUARTE, FELIPE S. L. G.; SIKANSI, FABIO; FATORE, FRANCISCO M.; FADEL, SAMUEL G.; PAULOVICH, FERNANDO V. Nmap: A Novel Neighborhood Preservation Space-filling Algorithm. IEEE TRANSACTIONS ON VISUALIZATION AND COMPUTER GRAPHICS, v. 20, n. 12, p. 2063-2071, DEC 2014. Citações Web of Science: 11.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FATORE, Francisco Morgani. Empregando técnicas de visualização de informação para transformação interativa de dados multidimensionais. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.