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Dotação e talento: comparação das modalidades presencial e a distância de um programa de formação continuada para professores

Processo: 13/16241-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Beneficiário:Jessica Fernanda Lopes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação inclusiva   Educação a distância   Educação para superdotados   Superdotados   Habilidades sociais   Formação continuada do professor
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Altas Habilidades | Educação a Distância | educação inclusiva | Educação Presencial | Formação continuada de professores | Superdotação | Formação Continuada de Professores

Resumo

Altas Habilidades/Superdotação (AH/S) correspondem a um subtema de Educação Especial que despertou interesse crescente entre estudiosos na última década. Todavia, em termos de políticas educacionais de identificação, atendimento e avaliação de serviços para essa população, observa-se quase inexistente, tanto que, nos últimos censos, a maioria dos municípios aponta como não existindo essa população nas escolas brasileiras, o que é um mito, pois pesquisas (nacionais e internacionais) indicam que de 3 a 5% da população apresentam AH/S. Pensando na ampliação da produção do conhecimento com foco na realidade local, delineia-se este estudo para tentar sanar lacunas existentes na produção do conhecimento nesta área em Bauru. A Universidade tem o papel de produzir novos conhecimentos, bem como de colocá-los a serviço da comunidade, logo, respondendo a essas lacunas, considera-se que o professor tem papel importante na identificação, para posterior intervenção, por isso é necessário que tenha formação adequada para auxiliar no processo de identificação e atendimento. Como raramente este tema é trabalhado na formação inicial e continuada, têm-se como objetivos: identificar quais concepções os professores têm sobre alunos com AH/S; elaborar, aplicar e avaliar um programa de formação continuada, realizando-o em duas modalidades de ensino (presencial e a distância) e, posteriormente, comparar os resultados obtidos nas duas modalidades, bem como a percepção dos professores antes e depois do curso. Pretende-se, também apresentar limites e alternativas de solução caso se encontrem, dentre outros aspectos, lacunas de informações sobre indicadores de AH/S e como realizar o processo de ensino-aprendizagem. O Programa terá carga horária de 52 horas com atividades de cunho teórico-prático e será aplicado, em ambiente virtual, por meio de uma plataforma de Educação a Distância. Já os encontros da turma presencial acontecerão semanalmente no campus da Unesp/Bauru. Delimita-se como conteúdo programático do Programa: a) Marcos: legal, histórico e conceitual sobre AH/S; b) Caracterização dos alunos com AH/S; c) Identificação e Atendimento Especializado; d) Escolarização de alunos com AH/S e prática pedagógica; e) Criatividade e produção do plano individual de ensino. A pesquisa terá abordagem quanti-qualitativa e participarão cerca de 50 professores (divididos em duas turmas) cuja inscrição será realizada na Secretaria Municipal de Educação. Os Encontros presenciais serão registrados por meio de gravador de voz. Antes do início do curso os participantes responderão a dois questionários, para caracterização da amostra, e para identificar as concepções deles sobre pessoas com AH/S, além de respostas ao pré-teste sobre o conteúdo do curso. Após o término do curso, responderão novamente ao mesmo instrumento, para que seja identificado se houve ampliação de conhecimento. Além disso, responderão a questões sobre avaliação geral do programa, para possibilitar melhorias nos próximos cursos. Os dados serão submetidos a análises estatísticas, cujos resultados das duas turmas - presencial e a distância - serão comparados, empregando-se a técnica de análise do conteúdo. Esta proposta objetiva melhorar a qualidade da atuação dos professores das escolas públicas em uma perspectiva inclusiva no que se refere à identificação e escolarização dos alunos com AH/S. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOPES, Jessica Fernanda. Dotação e talento: comparação das modalidades presencial e a distância de um programa de formação continuada para professores. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.