Busca avançada
Ano de início
Entree

Supercordas em AdS e n=4 D=4 super-Yang-Mills

Processo: 13/12416-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2013
Vigência (Término): 01 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Horatiu Stefan Nastase
Beneficiário:Thiago Simonetti Fleury
Instituição-sede: Instituto de Física Teórica (IFT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/18634-9 - Dualidade gravitação/Teoria de Gauge, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):15/01135-2 - Funções de correlação em acoplamento fraco em n=4 D=4 super-Yang-Mills, BE.EP.PD
Assunto(s):Teoria das cordas   Correspondência AdS/CFT   Integrabilidade quântica   Equações de Yang-Mills

Resumo

A conjectura de Maldacena ou AdS/CFT prevê a dualidade entre duas teorias aparentemente não relacionadas e desde a sua formulação é um dos tópicos em física de altas energias mais estudados. Uma das versões da conjectura é a dualidade entre a teoria de supercordas do tipo IIB em um background AdS^5 X S^5 e a teoria de N=4 d=4 super-Yang-Mills. A ação de supercordas neste background é conhecida no formalismo de Green-Schwarz e de espinores puros, porém, a construção dos operadores de vértice e o cálculo do espectro da teoria por primeiros princípios ainda são problemas em aberto. Neste projeto pretendemos estudar os operadores de vértice da teoriageneralizando resultados recentes sobre o comportamento do operador próximo a fronteira e calcular o Y-system da teoria por primeiros princípios em uma ordem maior em teoria de perturbação do que existente na literatura o que permite o conhecimento do espectro. Ainda pretendemos estudar as soluções clássicas da teoria e as correções quânticas a estas tanto em AdS^5 X S^5 quanto em AdS_4 X CP³ que permitirá o conhecimento das funções de correlação em acoplamento forte das teorias duais.Utilizando métodos de integrabilidade também estudaremos funções de correlação em acoplamento fraco em N=4 d=4 super-Yang-Mills. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FLEURY, THIAGO; KOMATSU, SHOTA. Hexagonalization of correlation functions. Journal of High Energy Physics, n. 1 JAN 30 2017. Citações Web of Science: 35.
CAETANO, JOAO; FLEURY, THIAGO. Fermionic correlators from integrability. Journal of High Energy Physics, n. 9 SEP 2 2016. Citações Web of Science: 6.
FLEURY, THIAGO. On the pure spinor heterotic superstring b ghost. Journal of High Energy Physics, n. 3 MAR 30 2016. Citações Web of Science: 0.
CAETANO, JOAO; FLEURY, THIAGO. Three-point functions and su(1 vertical bar 1) spin chains. Journal of High Energy Physics, n. 9 SEP 29 2014. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.