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Desempenho ortográfico de consoantes soantes no início da alfabetização

Processo: 13/13814-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2015
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Lourenço Chacon Jurado Filho
Beneficiário:Suellen Vaz de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/08527-0 - Desempenho ortográfico de consoantes soantes no início da alfabetização - caracterização fonológica de substituições ortográficas, BE.EP.MS
Assunto(s):Ortografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aquisição da escrita | consoantes sonorantes | ortografia | Aquisição da escrita

Resumo

: Investigar a ação de aspectos fonético-fonológicos no período de aquisição da ortografia é a preocupação mais geral da presente pesquisa. Mais especificamente, levando-se em consideração a relação fonologia/ortografia, nossa proposta é investigar o desempenho ortográfico de consoantes soantes na posição de ataque silábico simples. Três objetivos nortearão o desenvolvimento da pesquisa: (1) descrever o desempenho ortográfico de crianças, no que se refere ao registro de contrastes entre consoantes soantes do Português Brasileiro; (2) verificar se o registro não-convencional dessas consoantes sofre influência do acento no interior da palavra; e (3) categorizar os tipos de substituições ortográficas em função de caraterísticas fonológicas da língua. Serão analisadas produções de 76 crianças que frequentavam a 1ª série do Ensino Fundamental, no ano de 2001, em duas escolas públicas do interior paulista, retiradas de um banco de dados do Grupo de Pesquisa "Estudos sobre a linguagem" (GPELCNPq). Essas produções são referentes a 14 diferentes propostas temáticas coletadas quinzenalmente, em sala de aula. Na análise dos dados serão observadas: a relação entre acertos e erros; a relação entre registros não-convencionais e o acento lexical; e relação entre ortografia e características fonológicas dos fonemas soantes.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SUELLEN VAZ; LOURENÇO CHACON. Coocorrência de traços fonológicos em substituições ortográficas de fonemas soantes. CoDAS, v. 32, n. 2, . (13/13814-6)
LARISSA PASCHOAL; ISABELA DE OLIVEIRA PEZARINI; SUELLEN VAZ; LOURENÇO CHACON. Características da ortografia de consoantes fricativas na escrita infantil. Audiol., Commun. Res., v. 19, n. 4, p. 333-337, . (13/13814-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Suellen Vaz de. Análise de registros ortográficos de consoantes soantes no início da alfabetização. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.