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A iconoclastia na pintura religiosa européia dos séculos xvi e xvii

Processo: 13/21002-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Maria Cristina Correia Leandro Pereira
Beneficiário:Debora Gomes Pereira Amaral
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Inquisição
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Historia das Imagens | Iconoclastia | Imagens religiosas | Inquisição | Reforma Católica | Retábulos | História das Imagens Cristãs

Resumo

As imagens religiosas, para os cristãos que se mantiveram fiéis à Igreja de Roma após a Reforma Protestante, não se prestavam apenas à função de ensinar a história sagrada aos iletrados, e nem eram obras simplesmente de valor estético. Para os católicos, elas eram também detentoras de poderes e partícipes de práticas religiosas. Além disto, para estes cristãos o culto aos objetos sagrados não era um culto idólatra, como acusavam os reformadores, mas sim parte dos rituais já consagrados havia muito pela Igreja. Tomando em consideração os diversos significados que as imagens poderiam assumir para os católicos, pretendemos, com esta pesquisa, analisar a questão da iconoclastia no princípio da Idade Moderna através da análise de cinco pinturas retabulares europeias, do século XVII, cujo tema principal é o ataque às imagens sagradas. A fim de compreender o quanto os ataques iconoclastas preocupavam os membros da Igreja católica e seus fiéis de modo geral, a ponto de gerar a encomenda de todas estas pinturas, e o que isso demonstra dos poderes que estas imagens exerciam sobre a cristandade ocidental deste período, iremos investigar este corpus de imagens em dois níveis fundamentais: analisando seus elementos formais e temáticos; e sua relação com a Igreja - a encomenda e o debate sobre a questão das imagens, de seus usos e funções nas práticas cultuais do cristianismo católico dos séculos XVI e XVII.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AMARAL, Debora Gomes Pereira. A iconoclastia nas pinturas da capela do antigo Convento do Cristo da Paciência de Madri (século XVII). 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.