Busca avançada
Ano de início
Entree

Terapêutica de prevenção do priapismo em camundongos transgênicos para anemia falciforme com drogas que interferem na via de sinalização NO/GCs/GMPc.

Processo: 13/19781-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2014
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Autonômica
Pesquisador responsável:Fernando Ferreira Costa
Beneficiário:Fábio Henrique da Silva
Instituição Sede: Centro de Hematologia e Hemoterapia (HEMOCENTRO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/21965-7 - Avaliação farmacológica do composto 4C para prevenir o priapismo em camundongos transgênicos para anemia falciforme, BE.EP.PD
Assunto(s):Anemia falciforme   Corpo cavernoso   Óxido nítrico   Priapismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anemia falciforme | Corpo Cavernoso | Oxido Nitrico | Priapismo | Farmacologia da ereção peniana

Resumo

Estudos epidemiológicos têm mostrado que 30-45% dos homens com doença falciforme apresentam episódios de priapismo isquêmico e destes 30% evoluem para a disfunção erétil. Os episódios de priapismo recorrente requerem visitas constantes a um centro médico de emergência, prejudicando a qualidade de vida do paciente, particularmente o bem-estar pessoal e as inter-relações familiares e sociais. Apesar de o priapismo ser frequente, os tratamentos disponíveis atuam de forma aguda e não na prevenção. Entende-se, atualmente, que é fundamental o desenvolvimento de novas terapias para a prevenção do priapismo. Paradoxalmente, evidências atuais mostram que a redução da biodisponibilidade do óxido nítrico (NO) nos corpos cavernosos é uma das principais causas para desencadear o priapismo na doença falciforme. Os autores mostraram que a redução da biodisponibilidade de NO endotelial resulta em uma compensatória redução da atividade e expressão da fosfodiesterase tipo 5 (PDE5), assim prejudicando o mecanismo de controle da ereção peniana. Estes autores sugerem que a normalização dos níveis basais de NO/GMPc pode restaurar a atividade e expressão da PDE5 e consequentemente o mecanismo de controle da ereção peniana. Assim, compostos que atuem na normalização dos níveis basais de NO/GMPc nos corpos cavernosos podem ser uma boa estratégia terapêutica para a prevenção do priapismo na anemia falciforme. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o efeito farmacológico do tratamento crônico (preventivo) com agentes moduladores da via de sinalização NO-GCs-GMPc, o composto 4c, o BAY 73-6691 e a hidroxiuréia, e comparar com o sildenafil (controle positivo), visando restaurar as alterações da função erétil associada à redução da biodisponibilidade de NO/GMPc em camundongos transgênicos para a anemia falciforme.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, FABIO H.; CLAUDINO, MARIO A.; CALMASINI, FABIANO B.; ALEXANDRE, EDUARDO C.; FRANCO-PENTEADO, CARLA; BURNETT, ARTHUR L.; ANTUNES, EDSON; COSTA, FERNANDO F.. Sympathetic Hyperactivity, Increased Tyrosine Hydroxylase and Exaggerated Corpus Cavernosum Relaxations Associated with Oxidative Stress Plays a Major Role in the Penis Dysfunction in Townes Sickle Cell Mouse. PLoS One, v. 11, n. 12, . (14/00984-3, 13/19781-2)
SILVA, FABIO H.; KARAKUS, SERKAN; MUSICKI, BILJANA; MATSUI, HOTAKA; BIVALACQUA, TRINITY J.; DOS SANTOS, JEAN L.; COSTA, FERNANDO F.; BURNETT, ARTHUR L.. Beneficial Effect of the Nitric Oxide Donor Compound 3-(1,3-Dioxoisoindolin-2-yl)Benzyl Nitrate on Dysregulated Phosphodiesterase 5, NADPH Oxidase, and Nitrosative Stress in the Sickle Cell Mouse Penis: Implication for Priapism Treatment. Journal of Pharmacology and Experimental Therapeutics, v. 359, n. 2, p. 230-237, . (14/00984-3, 10/12495-6, 13/19781-2, 14/21965-7)