Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma iniciativa para a formação do professor secundário: a Academia de Altos Estudos/Faculdade de Philosophia e Letras do IHGB (1915-1922)

Processo: 13/22879-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2014
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Maria Rita de Almeida Toledo
Beneficiário:Thaís de Melo
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino superior
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Superior | Ihgb | professor secundário | História da Educação no Brasil

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar o processo histórico de criação e funcionamento da Academia de Altos Estudos, fundada pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) em 1915. Essa instituição de ensino superior surgiu como uma iniciativa de promoção dos estudos científicos nas áreas de Política, Sociologia e História. Em 1919, fora reformulada para atender à formação de professores secundários, passando a ser Faculdade de Philosophia e Letras, mantendo as características de incentivo à pesquisa e aos "estudos desinteressados". Nesse sentido, propomos considerar o IHGB como um lugar de poder atuante no campo educacional, e como instância inovadora no conturbado cenário do ensino superior brasileiro. Para tal a pesquisa abrange a temporalidade de existência da Academia de Altos Estudos e da Faculdade de Filosofia e Letras, compreendida entre 1915 a 1922. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)