Busca avançada
Ano de início
Entree

Superanimal, infra-humano: animalidade e gênero no surgimento da endocrinologia no Brasil

Processo: 13/25558-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2014
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Nádia Farage
Beneficiário:Giulia Bauab Levai
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Endocrinologia   Sexualidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:animalidade | Endocrinologia | Gênero | Voronoff | Natureza e Cultura

Resumo

O propósito deste projeto de pesquisa é analisar as premissas que informam e entrecruzam os conceitos de animalidade, gênero e sexualidade, no estabelecimento da endocrinologia no Brasil, nas três primeiras décadas do século XX. Naquele período, em que tal nascente ciência procurava se estabelecer no campo científico, o debate relativo a seu método e sua finalidade chega à imprensa, registrando a reação do pensamento leigo e popular à mistura de substâncias entre seres humanos e animais, que a pesquisa endocrinológica promovia. Para tanto, focalizará um episódio controverso da história da medicina, registrado nos jornais brasileiros nas décadas de 1920 e 30 - o caso do médico Serge Voronoff, cirurgião russo, cujo nome é associado ao método de rejuvenescimento por meio do enxerto de glândulas de primatas em seres humanos, no Rio de Janeiro e em São Paulo. A partir deste episódio significativo, pretende-se investigar no debate sobre as fronteiras entre humanidade e animalidade, as concepções e transformações conceituais relativas ao gênero, à reprodução, e à sexualidade humanas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEVAI, Giulia Bauab. Superanimal, infra-humano: animalidade e gênero na leitura popular de práticas biomédicas na Primeira República. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.