Busca avançada
Ano de início
Entree

Dicas De Quem Já Leu: uma análise discursiva das representações de leitura inscritas em depoimentos de leitores postados no blog do Galeno

Processo: 14/02515-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 05 de maio de 2014
Data de Término da vigência: 04 de setembro de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Luzmara Curcino Ferreira
Beneficiário:Rafael Borges Ribeiro dos Santos
Supervisor: Jorge Larrosa
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universitat de Barcelona (UB), Espanha  
Vinculado à bolsa:13/14868-2 - "Dicas de quem já leu": uma análise discursiva das representações de leitura inscritas em depoimentos de leitores postados no blog do Galeno, BP.IC
Assunto(s):Leitura   Leitores   Formação de leitores   Análise do discurso   História cultural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Discurso | História Cultural | práticas de leitura | Representações discursivas do leitor | Leitura

Resumo

Este Projeto de Pesquisa se inscreve no interior de um projeto geral, coordenado junto ao Departamento de Letras pela Profa. Dra. Luzmara Curcino (FAPESP, 2010/16139-0), no qual se busca empreender um levantamento e descrição de perfis de comunidades leitoras contemporâneas. Para contribuirmos com a descrição desses perfis de leitores temos nos dedicado a analisar o Blog do Galeno, e mais especificamente a seção intitulada "Dicas de quem já leu", composta atualmente por 370 comentários de personalidades públicas (cantores, políticos, atores, etc.), que indicam o que ler. Dessa forma, temos buscado indícios acerca das práticas de leitura de que esses sujeitos se valem e das representações discursivas que compartilham acerca do que é a leitura, do que é ser leitor, de quais são os livros que merecem ser declarados como livros lidos e o que dizem sobre os livros hipoteticamente lidos cuja leitura essas personalidades recomendam. Para tanto, nos valemos teoricamente da Análise do Discurso de linha francesa e de alguns princípios da História Cultural da leitura. A proposta de realização desse estágio no exterior visa, de modo geral, ampliar nosso contato com teorias e abordagens metodológicas sobre o tema da leitura e fortalecer as relações acadêmicas que podem ser estabelecidas entre as duas universidades (brasileira e espanhola) envolvidas. Nossos objetivos específicos com a realização do estágio de pesquisa junto à Universidad de Barcelona (UB) sob a supervisão de reconhecido pesquisador na área de estudos da leitura, o professor doutor Jorge Larrosa Bondía, são: a) apresentar e discutir nossa pesquisa com o referido professor; b) consultar bibliografia específica e atualizada sobre o tema da leitura em bibliotecas e livrarias estrangeiras; c) participar de encontros, palestras, seminários que ocorram no período de nosso estágio e que possam contribuir com o desenvolvimento do projeto que vem sendo realizado no Brasil e com nossa formação geral. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)