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Formação de classes de estímulos equivalentes em cães

Processo: 13/17236-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2014
Data de Término da vigência: 31 de março de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Camila Domeniconi
Beneficiário:Luiza Augusta de Oliveira Costa Langsdorff
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Equivalência de estímulos   Cães
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cães | discriminações condicionais | emparelhamento auditivo-visual | emparelhamento visual-visual | equivalência de estímulos | equivalência de estímulos

Resumo

Alguns pesquisadores consideram que a falha no registro consistente de equivalência de estímulos em sujeitos não verbais pode estar relacionada a procedimentos que, inadvertidamente, estabelecem topografias de controle de estímulos não coerentes entre sujeitos e experimentadores, e especulam que esta coerência possa ser obtida a partir de treinamento intensivo e que a equivalência é um processo básico. Considerando registros recentes quanto a desempenhos acurados de cães em tarefas de emparelhamento condicional auditivo-visual, emparelhamento visual-visual, categorização de estímulos visuais, responder por exclusão emergente, emparelhamento por identidade emergente, além de atenção a dicas sociais e energia para o trabalho, estes parecem sujeitos não humanos ideais para estudos sobre equivalência que requeiram treino intensivo. Este estudo, a ser conduzido com dois cães da raça border collie, pretende investigar se, a partir de treinamento intensivo de relações condicionais auditivo-visuais entre nomes ditados e objetos e relações condicionais visuais-visuais entre objetos, será verificada, após análise acurada acerca de topografias de controle de estímulos, a emergência das propriedades de reflexividade, simetria e transitividade. Após atingidos os critérios de treino para a condução dos testes de equivalência, caso a emergência de algumas das propriedades não sejam registradas, será retomado o treino e os testes de equivalência serão novamente administrados. O critério para encerramento da pesquisa é o registro das três propriedades de equivalência em relação aos três grupos de estímulos testados, ou o retorno ao treino por três vezes.

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