Busca avançada
Ano de início
Entree

Confiabilidade e validade do dinamômetro manual Lafayette® para uso clínico na fisioterapia

Processo: 13/25755-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Débora Bevilaqua Grossi
Beneficiário:Janaina Rodrigues Alves
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Fisioterapia   Dinamômetro de força muscular   Joelho   Validade dos testes   Reprodutibilidade dos testes

Resumo

Estudos apontam que desequilíbrios musculares nos grupos dos flexores e extensores de joelho, rotadores internos, externos, adutores, abdutores, flexores e extensores de quadril estão relacionados a diferentes condições clinicas que acometem o joelho, como a Síndrome da Dor Femoropatelar e a lesão de Ligamento Cruzado Anterior. Testes de mensuração de força muscular são um fator clínico importante pois proveem informações valiosas quanto à eficácia e a evolução de um tratamento, restabelecimento da função, retorno às atividades rotineiras e ao esporte. Para isto é necessário ter um método confiável e válido para tal quantificação. Alguns métodos são disponibilizados para se avaliar a força muscular, utilizando os dinamômetros isocinéticos e os dinamômetros manuais. Os dinamômetros manuais, apesar de portáteis e facilmente utilizados em ambientes clínicos, não tiveram suas propriedades de confiabilidade e reprodutibilidade adequadamente testadas. Portanto, o objetivo deste projeto será avaliar a confiabilidade e validade do dinamômetro manual Lafayette® para uso na pratica clínica correlacionado ao dinamômetro isocinético, considerado o padrão ouro para avaliação da performance muscular. Para isto, 26 voluntários saudáveis de ambos os gêneros, com idade entre 18 e 28 anos serão recrutados para realizarem 2 sessões (teste e reteste), para a avaliação da força dos músculos do quadril e joelho utilizando o dinamômetro manual Lafayette® e dinamômetro isocinético Biodex®. Os dados serão agrupados planilhados sob forma de média e desvio padrão para as análises. Para se verificar a confiabilidade intra-examinador e inter-examinadores, será utilizado o coeficiente de correlação intraclasse (ICC2,1) e para a concordância entre o dinamômetro manual Lafayette® e dinamômetro isocinético Biodex® será utilizado a correlação de Pearson e a análise de Bland-Altman. Considerando o posicionamento do teste, a facilidade de manuseio e o baixo custo do dinamômetro manual relatados na presente pesquisa, espera-se que se obtenha uma alta confiabilidade e validade desse instrumento para que este seja mais comumente empregado na prática clínica pelos fisioterapeutas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINS, JAQUELINE; DA SILVA, JANAINA RODRIGUES; BARBOSA DA SILVA, MARCELO RODRIGUES; BEVILAQUA-GROSSI, DEBORA. Reliability and Validity of the Belt-Stabilized Handheld Dynamometer in Hip- and Knee-Strength Tests. JOURNAL OF ATHLETIC TRAINING, v. 52, n. 9, p. 809-819, . (13/25755-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.