Busca avançada
Ano de início
Entree

Importância dos genes fliC e motB de Salmonella enterica subsp. enterica sorovar enteritidis na colonização intestinal e invasão sistêmica em Gallus Gallus domesticus

Processo: 14/02014-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Angelo Berchieri Junior
Beneficiário:Fernanda de Oliveira Barbosa
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Virulência   Mutantes   Microbiologia

Resumo

Salmonella spp. é um dos micro-organismos de maior impacto na avicultura devido aos prejuízos econômicos, além da importância em saúde pública. Salmonela Enteritidis (SE) não possui um hospedeiro específico, podendo causar doença em seres humanos e o paratifo aviário. Capacidade de SE em colonizar o trato entérico e invadir o organismo de seus hospedeiros são fatores chave para o desencadeamento da salmonelose. O flagelo tem sido apontado como estrutura importante para a patogenicidade de SE. Dentre suas funções estão a de auxiliar na colonização intestinal e estimular o sistema imune inato e adaptativo. Embora existam estudos avaliando a função do flagelo na colonização intestinal e invasão sistêmica por SE, seus resultados são controversos, necessitando de mais investigação. O presente estudo tem como objetivo avaliar a importância do flagelo e da motilidade de SE para colonização intestinal e invasão sistêmica em aves para postura comercial. Para isso, serão produzidos dois mutantes de SE por métodos moleculares. O primeiro mutante teria deleção no gene fliC, responsável pela flagelina (principal componente do filamento flagelar). O segundo mutante, embora capaz de sintetizar flagelos, teria distúrbio de motilidade devido à inativação do gene motB. Os mutantes juntamente com a estirpe selvagem de SE serão inoculados em aves para avaliação da patogenia.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBOSA, FERNANDA DE OLIVEIRA; DE FREITAS NETO, OLIVEIRO CAETANO; ALVES BATISTA, DIEGO FELIPE; DE ALMEIDA, ADRIANA MARIA; RUBIO, MARCELA DA SILVA; RODRIGUES ALVES, LUCAS BOCCHINI; VASCONCELOS, ROSEMEIRE DE OLIVEIRA; BARROW, PAUL ANDREW; BERCHIERI JUNIOR, ANGELO. Contribution of flagella and motility to gut colonisation and pathogenicity of Salmonella Enteritidis in the chicken. Brazilian Journal of Microbiology, v. 48, n. 4, p. 754-759, OCT-DEC 2017. Citações Web of Science: 6.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARBOSA, Fernanda de Oliveira. Importância dos genes fliC e motB de Salmonella enterica subsp. enterica sorovar Enteritidis na colonização intestinal e invasão sistêmica em aves (Gallus gallus domesticus). 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.