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Tiro ao alvo: determinação da influência do tipo de treino na aprendizagem de múltiplas discriminações temporais

Processo: 14/04706-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Marcelo Salvador Caetano
Beneficiário:Tatiane Panzarini Labliuk
Instituição Sede: Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Memória (psicologia)   Aprendizagem   Percepção de tempo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem e performance | controle de estímulos | discriminação temporal | memória | peak procedure | Timing e estimação temporal

Resumo

A capacidade de estimar a duração de intervalos temporais é uma característica fundamental para nossa sobrevivência e, por isso, usada diariamente por humanos e animais não-humanos. Não somente somos capazes de prever o tempo aproximado de um evento, mas aprendemos a discriminar diferentes intervalos de tempo que são sinalizados por diferentes estímulos ambientais. Procedimentos utilizando múltiplos intervalos fixos, um treino bastante usado no paradigma da discriminação temporal, mostraram que, apesar de resultarem em uma mesma performance final, a ordem de apresentação de diferentes intervalos e estímulos influencia o tipo de aprendizagem ou estratégia que utilizamos para discriminar intervalos temporais. Quando diferentes intervalos são treinados em blocos de várias tentativas consecutivos, associações entre os intervalos e os estímulos que os sinalizam não são formadas. Quando treinados em tentativas simultâneas, aquelas associações são formadas. O presente projeto busca descrever a importância do tamanho dos blocos de treino no conteúdo aprendido na tarefa. Para tanto, este projeto propõe a utilização de um "jogo de tiro ao alvo" no computador com participantes humanos, o qual basicamente consiste em uma tarefa de múltiplas discriminações temporais e com o qual o tamanho dos blocos de tentativas de cada estímulo e intervalo a ser discriminados será manipulado. A influência do tamanho dos blocos treinados (i.e., número de tentativas por bloco de treino) sobre o conteúdo aprendido será avaliada. Os resultados têm relevância para o entendimento de estratégias de aprendizagem em tarefas temporais. (AU)

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