Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do potencial antibacteriano do biosilicato contendo metais com ação biológica

Processo: 14/07483-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Carlos Henrique Gomes Martins
Beneficiário:Patrícia Francieli Silva Alves
Instituição-sede: Pró-Reitoria Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Cárie dentária   Antibacterianos   Vitrocerâmica

Resumo

É importante para a saúde bucal prover materiais restauradores dentais com atividade antibacteriana e, assim, prevenir os efeitos nocivos causados pelas bactérias bucais. Portanto, numerosas tentativas de se produzir dispositivos dentários e materiais restauradores que apresentem atividade antimicrobiana têm sido realizados. Uma alternativa viável tem sido a utilização de certas cerâmicas bioativas, como é o caso do Biosilicato®. O Biosilicato® é uma vitrocerâmica nacional de elevada bioatividade e que apresenta propriedades adequadas para auxiliar os processos de manutenção da saúde bucal. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a atividade antibacteriana do Biosilicato® contra bactérias aeróbias, microaerófilas e anaeróbias bucais potencialmente patogênicas. Será desenvolvido utilizando-se novas formulações do Biosilicato® contendo metais com ações biológicas, apresentando algumas vantagens em relação ao processo originalmente estabelecido, principalmente no que diz respeito à produção em escala industrial. A atividade antibacteriana será realizada pelo método da microdiluição em ágar, para determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM), outros ensaios antibacterianos serão a técnica do contato direto e atividade antibiofilme. O resultado desse projeto poderá reforçar os estudos contribuindo assim para o lançamento de novos produtos no mercado para a aplicação em odontologia e até mesmo na medicina. Dessa forma o desenvolvimento deste projeto poderá promover uma melhora da qualidade da saúde bucal de uma grande parcela da população brasileira.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIQUEIRA, RENATO LUIZ; SILVA ALVES, PATRICIA FRANCIELI; MORAES, THAIS DA SILVA; CASEMIRO, LUCIANA ASSIRATI; DA SILVA, SIDNEY NICODEMOS; PEITL, OSCAR; GOMES MARTINS, CARLOS HENRIQUE; ZANOTTO, EDGAR DUTRA. Cation-doped bioactive ceramics: In vitro bioactivity and effect against bacteria of the oral cavity. CERAMICS INTERNATIONAL, v. 45, n. 7, A, p. 9231-9244, MAY 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.