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Um estudo de caso em algoritmos para formação de grupos em ambientes colaborativos aplicados ao sistema mementos

Processo: 14/12002-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de março de 2015
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Seiji Isotani
Beneficiário:Wilmax Marreiro Cruz
Supervisor: Luís Manuel Pinto da Rocha Afonso Carriço
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade de Lisboa, Portugal  
Vinculado à bolsa:13/13056-4 - Um ambiente web para análise e estudo de algoritmos de formação de grupos de aprendizagem, BP.MS
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional | Computer-Supported Collaborative Learning | Cscl | Formação de Grupos Colaborativos | Informática na Educação

Resumo

Na literatura, pode-se encontrar diversos algoritmos que trabalham com a formação de grupos em ambientes de aprendizagem, e que tem por objetivo maximizar as interações positivas que tornam o aprendizado mais efetivo e duradouro. Tais algoritmos recebem como dados de entrada informações dos usuários (instrutores e aprendizes). E produzem como saída possíveis formações de grupos. Alguns se baseiam nos estilos de aprendizagem dos aprendizes, enquanto outros em restrições estabelecidas pelos instrutores. Entretanto, apesar dos algoritmos produzirem resultados positivos comprovados por métricas para este fim, os mesmos são utilizados por meio de interfaces gráficas inapropriadas ou muito limitadas, dificultando sua efetiva aplicação em cenários reais de aprendizagem. Além disso, o uso dos algoritmos de formação de grupo desenvolvidos até o momento é limitado ao sistema (protótipo) em que foram inicialmente implementados, dificultando a comparação, análise e a reutilização dos mesmos. Dessa forma, o objetivo desse projeto é implementar uma ferramenta para estudo de algoritmos de formação de grupos no intuito de facilitar a análise e a comparação desses algoritmos em um ambiente real de aprendizagem colaborativa. Para atingir este objetivo será desenvolvido um sistema Web integrado a um sistema tutor inteligente (e.g. MeuTutor) que possibilite utilizar diferentes algoritmos para formar grupos e gerar um relatório sobre os dados obtidos ao analisar as interações dos alunos durante o processo de aprendizagem em grupo. Espera-se assim que os resultados desse projeto possam auxiliar a comunidade a comparar e escolher de maneira mais adequada os algoritmos de formação de grupos no contexto da aprendizagem colaborativa. (AU)

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