Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do enriquecimento ambiental na sensibilidade dolorosa de animais e no seu controle: possível interferência na expressão e ativação de receptores opioides

Processo: 13/20795-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2017
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Gisele Picolo
Beneficiário:Louise Faggionato Kimura Vieira
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Analgesia   Receptores opioides   Enriquecimento ambiental   Dor crônica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analgesia | enriquecimento ambiental | opióides endógenos | Receptores opióides | Dor e Analgesia

Resumo

A dor crônica é um grave problema de saúde pública, uma vez que muitos tipos de dores são, ainda hoje, intratáveis. Tem sido verificado que o enriquecimento ambiental (EA) é capaz de alterar a percepção a estímulos nociceptivos, bem como de aumentar a resposta analgésica induzida por opioides, sugerindo uma relação entre bem-estar e analgesia. Além disso, o EA diminui níveis de hormônios relacionados ao estresse (glicocorticoides) e o uso de antagonistas de receptores de glicocorticoides (GRs) diminui a dor crônica em modelo experimental. Diante destes dados, o objetivo do projeto é identificar alguns dos mecanismos responsáveis pela interferência do bem-estar animal na sensibilidade dolorosa de ratos a diferentes estímulos nociceptivos, com enfoque na via analgésica opioidérgica e no sistema dos glicocorticoides. Para tanto, grupos de animais com ou sem enriquecimento ambiental serão submetidos à avaliação da sensibilidade dolorosa, em modelos de dor aguda ou crônica frente a estímulos nociceptivos mecânicos e térmicos. A partir dos resultados obtidos, serão investigadas possíveis alterações tanto na expressão (imunofluorescência) quanto na ativação (utilizando-se anticorpos conformação-específicos sensíveis ao estado ativado) de receptores opioides em diferentes regiões do sistema nervoso periférico e central, bem como na atividade dos GRs. Ainda, os níveis endógenos de diferentes agonistas opioides e de glicocorticoides serão quantificados através de kits imunoenzimáticos (ELISA). Os resultados deste trabalho poderão contribuir para o entendimento de mecanismos envolvidos em diferentes estados dolorosos observados na clínica e sua relação com o estresse, auxiliando na busca pelo controle adequado de diferentes estados dolorosos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KIMURA, LOUISE FAGGIONATO; SANT'ANNA, MORENA BRAZIL; ZAMBELLI, VANESSA OLZON; GIARDINI, ALINE CAROLINA; SILVA JARED, SIMONE GONCALVES; ANTONIAZZI, MARTA MARIA; DE MOURA MATTARAIA, VANIA GOMES; PAGANO, ROSANA LIMA; PICOLO, GISELE. Early exposure to environmental enrichment protects male rats against neuropathic pain development after nerve injury. Experimental Neurology, v. 332, . (13/07467-1, 08/57898-0, 13/20795-8)
KIMURA, LOUISE FAGGIONATO; DE MOURA MATTARAIA, VANIA GOMES; PICOLO, GISELE. Distinct environmental enrichment protocols reduce anxiety but differentially modulate pain sensitivity in rats. Behavioural Brain Research, v. 364, p. 442-446, . (11/17974-2, 13/20795-8, 08/57898-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIEIRA, Louise Faggionato Kimura. Efeitos do enriquecimento ambiental na neuropatia periférica induzida em ratos.. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.