Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel do GnRH e seus receptores no sistema olfato-retinal de zebrafish e sua correlação com a preferência sexual e a reprodução

Processo: 14/02481-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Laura Satiko Okada Nakaghi
Beneficiário:Sheryll Yohana Corchuelo Chavarro
Instituição-sede: Centro de Aquicultura (CAUNESP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Desova

Resumo

O hormônio liberador de gonadotropina (GnRH) é um dos fatores chaves na regulação neuroendócrina da reprodução dos vertebrados. Alguns peixes apresentam três variantes do GnRH: o GnRH1 envolvido na secreção de gonadotrofinas, o GnRH2 que regula o comportamento alimentar e sexual e o GnRH3 expresso no bulbo olfatório e o nervo terminal cujas fibras nervosas inervam a retina e o epitélio olfatorio. O zebrafish possui duas variantes do GnRH (GnRH2 e GnRH3), a variante tipo 3 atua como o GnRH1. Considera-se que a função do GnRH3 na retina podem ser a regulação da acuidade visual e do processamento de informação da retina. No sistema olfatório o GnRH regula a sensibilidade na detecção de alimento, o reconhecimento intra e interespecífico, entre outros. Existem estudos que reportam a presença de receptores de GnRH em diferentes camadas da retina, no entanto ainda não é clara a presença de receptores no epitélio olfatório. Por tanto o presente estudo pretende avaliar o efeito dos estímulos olfatórios sobre a expressão de GnRH2, GnRH3 e seus receptores no sistema olfato-retinal do zebrafish Danio rerio. Para avaliar efeito dos estímulos olfatórios sobre a expressão do GnRH2, GnRH3 e seus receptores no sistema olfato-retinal, 20 fêmeas adultas de zebrafish serão expostas a três tratamentos: (1) agua condicionada por machos adultos de zebrafish, (2) agua condicionada por machos imaturos de zebrafish e (3) agua sem estimulo (controle). Posteriormente será feita uma extração de RNA total do epitélio olfatório, retina, bulbo olfatório, cérebro e gônadas com o kit PureLink® RNA Mini Kit (Ambion®). Com base na sequencia completa dos genes GnRH2, GnRH3, GnRH-R1, GnRH-R2, GnRH-R3, GnRH-R4, primers forward e reverse serão desenhados para avaliar a expressão nos diferentes tecidos. Se espera encontrar diferenças na expressão genica dos genes testados entre os indivíduos estimulados e o controle, especificamente incremento na expressão dos receptores de GnRH após a estimulação olfatória.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORCHUELO, SHERYLL; MARTINEZ, EMANUEL R. M.; BUTZGE, ARNO J.; DORETTO, LUCAS B.; RICCI, JULIANA M. B.; VALENTIN, FERNANDA N.; NAKAGHI, LAURA S. O.; SOMOZA, GUSTAVO M.; NOBREGA, RAFAEL H. Characterization of Gnrh/Gnih elements in the olfacto-retinal system and ovary during zebrafish ovarian maturation. Molecular and Cellular Endocrinology, v. 450, n. C, p. 1-13, JUL 15 2017. Citações Web of Science: 12.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CHAVARRO, Sheryll Yohana Corchuelo. GnRHGnIH e seus receptores no sistema olfato-retinal de zebrafish. 2015. 56 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Centro de Aqüicultura..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.