Busca avançada
Ano de início
Entree

A Pedagogia científica e os saberes elementares matemáticos: um estudo dos relatórios das delegacias regionais de ensino do estado de São Paulo (1930-1950)

Processo: 14/21406-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Wagner Rodrigues Valente
Beneficiário:Bruna Lima Ramos
Instituição-sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   Matemática   Pedagogia   Relatórios   Inspetores de alunos   Educação escolar básica   Ensino fundamental   São Paulo (SP)

Resumo

Este projeto de mestrado acadêmico compõe uma investigação mais ampla, que estuda as transformações nos saberes elementares matemáticos em tempos da chamada Pedagogia científica, nas escolas do estado de São Paulo, entre as décadas de 1930 a 1950. Nesta pesquisa pretende-se analisar como foram apropriadas as propostas dessa nova vaga pedagógica, estabelecendo como questão norteadora quais representações foram construídas sobre o impacto da Pedagogia científica no ensino de Matemática no curso primário paulista, analisadas nos relatórios das delegacias regionais de ensino do estado de São Paulo. O referencial teórico-metodológico adotado traz as noções de representação e de apropriação por Roger Chartier (2002; 2009), estratégias e táticas por Michel De Certeau (1998) e a de cultura escolar por Dominique Julia (2001). As fontes a serem utilizadas serão os relatórios, escritos por inspetores escolares, arquivados no período delimitado, cuja guarda dos originais encontra-se no arquivo público do estado de São Paulo. (AU)