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Conhecendo as preferências de uso de tecnologias digitais por estudantes de enfermagem: subsídios para a inovação no ensino

Processo: 14/20780-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Luciana Mara Monti Fonseca
Beneficiário:Lucélia Aline de Souza
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologia educacional   Estudantes de enfermagem   Informática em enfermagem   Educação em enfermagem   Inovações tecnológicas   Estudo observacional   Análise transversal   Inquéritos e questionários   Dispositivos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estudantes de enfermagem | Informática em Enfermagem | Tecnologia Educacional | Ensino em enfermagem

Resumo

Considerando as crescentes investigações no tema de inovação tecnológica e incorporação desta nas universidades, com ênfase nos cursos de enfermagem que utilizam tais recursos para melhor preparar seus alunos para a prática clínica, é fundamental identificar o perfil destes estudantes e sua relação com os aparelhos e aplicativos digitais. Objetivo: Identificar a existência de adesão de estudantes de enfermagem de uma universidade pública a dispositivos tecnológicos e as preferências de uso dos mesmos. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional com delineamento transversal e coleta prospectiva a ser realizado na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo com 570 estudantes dos cursos de graduação: Bacharelado em enfermagem e Licenciatura e Bacharelado em enfermagem. O instrumento de coleta de dados consiste em um questionário que aborda assuntos que permeiam o perfil dos participantes de pesquisa e adesão dos mesmos a dispositivos tecnológicos como notebooks, tablets e smartphones, além dos principais motivos de uso para cada um. A análise estatística será descritiva no que tange as variáveis de caracterização da amostra e realizará testes das variáveis qualitativas (teste Qui-Quadrado), quantitativas (Correlação de Pearson) e ambas (Mann-Whitney ou ANOVA) considerando significância de 0,05. As análises serão processadas no Software SPSS 19 (Statistical Package for the Social Sciences).

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