Busca avançada
Ano de início
Entree

Equipe gestora na escola pública municipal: papel social, desafios e possibilidades

Processo: 14/27035-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2015
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Vanda Moreira Machado Lima
Beneficiário:Larissa Teixeira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento profissional   Competência profissional   Gestão democrática da educação   Escola pública   Pesquisa qualitativa   Análise de dados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desafios | Equipe Gestora | Gestão Democrática | Possibilidades | Gestão Educacional

Resumo

Com o processo de democratização do ensino, atualmente as informações na sociedade circulam com muito mais rapidez e facilidade, assim é urgente que a escola repense seu antigo papel de mera transmissora de conhecimentos. A escola pública de hoje possui como principal função, contribuir para a transformação da realidade existente. Dessa forma, a escola precisa se construir como um centro de debates, de discussões que propiciem infinitos momentos de reflexão, um espaço para formar pessoas críticas e reflexivas. O objetivo geral deste trabalho é investigar a atuação profissional da equipe gestora no cotidiano de uma escola pública que busca a construção da gestão democrática-participativa. Os objetivos específicos estão voltados para: compreensão do conceito de gestão democrática, reflexão sobre o papel social da equipe gestora na escola pública, identificação dos desafios da equipe gestora na escola pública, e investigação das possibilidades de atuação da equipe gestora numa gestão democrática. Para alcançar tais objetivos utilizaremos a pesquisa qualitativa e, como instrumentos de coleta de dados, optamos pelo estudo bibliográfico, análise documental, observação e entrevistas semiestruturadas, finalizando com o método da análise de conteúdo na tabulação e análise dos dados empíricos. Esperamos que ao fim dessa pesquisa, possamos aproximar a universidade com a escola pública, por meio de uma parceria construtiva que visa, concomitantemente, ao desenvolvimento profissional de todos os sujeitos envolvidos durante a realização da pesquisa.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)