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Construção do perfil de metilação do DNA de portadores do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) utilizando as técnicas de MLPA (Multiplex Ligation Probe-dependent Amplification) e Arrays

Processo: 15/11022-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2015
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Leslie Domenici Kulikowski
Beneficiário:Jullian Gabriel Damasceno
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/02565-8 - Construção do perfil de metilação do DNA de portadores do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) utilizando as técnicas de MLPA (multiplex Ligation Probe-dependent amplification) e arrays, AP.R
Assunto(s):Biotecnologia   Reação em cadeia da polimerase multiplex   Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade   Epigenômica   Epigênese genética   Metilação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:array | epigenética | metilação | Mlpa | Snip | Tdah | Biotecnologia

Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma síndrome comportamental que tem início na infância e afeta aproximadamente 5,3% de crianças no mundo. Em virtude de sua etiologia complexa, até o momento não há marcadores biológicos para o TDAH. Contudo, sua alta herdabilidade aponta para uma forte influência de fatores genéticos e/ou epigenéticos. A metilação do DNA é um dos principais mecanismos epigenéticos, e está associada com o silenciamento transcricional de genes em ilhas CpG. Portanto, torna-se necessário investigar se as alterações genéticas do TDAH estão relacionadas à ativação ou inativação de genes por meio da metilação do DNA. Indivíduos (n=30) com até 16 anos de idade com diagnóstico clínico de TDAH e seus pais serão recrutados no ambulatório da Unidade de Genética do Instituto da Criança (ICr) do Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) para participar do estudo.

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