Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação do efeito do tratamento combinado de inibidores farmacológicos de JAK2 e IRS2 ou mTOR em células JAK2 V617F

Processo: 15/09324-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Fabíola Traina
Beneficiário:Bruna Alves Fenerich
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Hematologia   Metformina   Receptor de insulina

Resumo

A identificação da mutação JAK2 V617F como um marcador molecular para neoplasias mieloproliferativas representou um marco para os avanços no diagnóstico destas doenças, bem como para o desenvolvimento de inibidores farmacológicos para este alvo terapêutico. No entanto, o tratamento isolado com inibidores de JAK2, como o ruxolitinib, não é específico para JAK2 mutada e não aumenta significativamente a sobrevida do paciente. Dessa forma, novas abordagens terapêuticas utilizando Ruxolitinib em combinação com drogas que inibem outras proteínas da via de sinalização JAK/STAT tem sido testadas e se mostraram promissoras. O presente trabalho tem como objetivos, avaliar os efeitos do tratamento combinado de ruxolitinib e inibidores de IRS2 ou mTOR em células JAK2V617F e padronizar um modelo xenográfico de leucemogênese induzida por células HEL JAK2V617F positivas para posterior tratamento in vivo. As células submetidas ao tratamento com os inibidores farmacológicos, isolados e em combinação, serão submetidas a testes funcionais para avaliação da viabilidade, proliferação, apoptose e ciclo celular, e western blot para a análise da expressão e ativação das proteínas de interesse. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FENERICH, BRUNA ALVES; FERNANDES, JAQUELINE CRISTINA; RODRIGUES ALVES, ANA PAULA NUNES; COELHO-SILVA, JUAN LUIZ; SCOPIM-RIBEIRO, RENATA; SCHEUCHER, PRISCILA SANTOS; EIDE, CHRISTOPHER A.; TOGNON, CRISTINA E.; DRUKER, BRIAN J.; REGO, EDUARDO MAGALHAES; MACHADO-NETO, JOAO AGOSTINHO; TRAINA, FABIOLA. NT157 has antineoplastic effects and inhibits IRS1/2 and STAT3/5 in JAK2(V617F)-positive myeloproliferative neoplasm cells. SIGNAL TRANSDUCTION AND TARGETED THERAPY, v. 5, n. 1 JAN 24 2020. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FENERICH, Bruna Alves. Inibição farmacológica dos substratos do receptor de insulina em neoplasia mieloproliferativa JAK2V617F. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.